A Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), organismo do Tribunal de Contas da Paraíba, encerrou, na manhã desta sexta-feira (18), o 12º Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública (CAAP), iniciativa destinada à qualificação de quadros técnicos e administrativos do Estado e dos Municípios.

Em cerimônia realizada sob clima de emoção, receberam seus diplomas, desta vez, servidores oriundos de sucessivas Prefeituras e Câmaras Municipais. Os pronunciamentos, o primeiro deles feito pelo conselheiro Arnóbio Viana, coordenador da Ecosil, ressaltaram o papel do TCE como agente indutor da boa gestão de governo. Aludia ele ao preparo permanente de gestores e quadros funcionais para ações das quais resultem a lisura das contas públicas, a aplicação eficaz dos recursos da sociedade e, em conseqüência, o desenvolvimento e o bem-estar sociais.

Em oportunidade anterior, o presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz, descreveu o CAAP com um instrumento indispensável à qualificação dos sucessivos quadros funcionais para o enfrentamento dos constantes desafios da administração pública.

O secretário executivo da Ecosil, advogado Carlos Aquino, enfatizou a contribuição do TCE para o aprimoramento de serviços em áreas a exemplo da saúde, da educação, da infraestrutura e da moradia. Também, mencionou o papel do Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), em cujo auditório a solenidade ocorreu, em defesa das artes e da cultura paraibanas. Presente à solenidade, o coordenador do CCAS, Flávio Sátiro Filho, foi por ele então apresentado à plateia.

A procuradora de contas do TCE Sheyla Barreto Braga de Queiroz, uma das integrantes da equipe de professores mais festejadas, emocionou-se com o brinde dos alunos a cada um deles: um vaso de flores. Para ela, tratava-se de uma coisa viva, a ser alimentada, cuidada e protegida como a relação que entre os mestres e alunos se firmou no transcorrer do curso.

O coordenador do Espaço Cidadania Digital, André Agra, falou das ferramentas de controle externo que hoje contribuem para alçar o Tribunal de Contas da Paraíba ao ranking dos mais atuantes, ágeis e modernos do País.

 Receberam seus diplomas Hugo Araújo Barros (orador da turma), Alice Soares da Silva, Anatilde Eleonore Teixeira Travassos, Diego Henrique Beezerra de Menezes, Edgard José Pessoa de Queiroz, Elizângela Cunha Barreto, Fabiana Natália da Costa Araújo Gomes, Fglanya Emanuelle Henrique Amâncio, Ideolynda Lima Siqueira Sousa de Figueiredo, Janusa Cristina Gomes Sotéro. José Lirailton, Batista Feitosa, José Nilson dos Santos Araújo, Juliana Pereira de Lima, Marcelio Monteiro de Ataíde, Mayara Celly Tavares Nogueira, Ozório Nonato de Abrantes Neto, Patrícia Vanessa Santiago da Silva, Ricardo Medeiros de Queiroz, Riscelio Teodora Sousa e Rita de Cássia dos Santos Dantas.

Compuseram a equipe de professores os conselheiros Arnóbio Viana, e Antonio Gomes Vieira Filho, a procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz, o auditor aposentado José Lusmá Felipe dos Santos, e os auditores de controle externo Maria Zaíra, Luzemar Martins, Ed Wilson, Flávio Gondim, Sara Maria e Luciano Gomes Félix.

 LANÇAMENTO – A ocasião também serviu ao lançamento da Revista Ecosil, publicação contendo informes, ensaios e artigos assinados por expressões regionais dos meios acadêmicos, do controle externo, da advocacia e do jornalismo.

Com 123 páginas, a Revista foi impressa e encadernada nas oficinas da Gráfica A União, pertencente à Empresa Paraibana de Comunicação, cuja diretora-presidente esteve presente à solenidade.

GALERIA DE FOTOShttps://www.facebook.com/media/set/?set=a.470797875993217&type=3

Ascom/TCE-PB

18 10 24

Frutuoso Chaves.