O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) ocorre quanto há uma obstrução completa (oclusão) ou suboclusão (obstrução quase completa) de uma das artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos que levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para as células musculares do coração.

Ocorrendo esta obstrução, haverá um sofrimento isquêmico – falta de sangue – ao miocárdio (músculo cardíaco), que dependendo da duração deste sofrimento poderá ocorrer morte de parcela significativa da musculatura cardíaca, levando a perda de função contráctil e relaxamento do coração. Assim, o IAM é uma importante causa de insuficiência cardíaca.

Na suspeita de ocorrência de um IAM, deve-se procurar uma emergência médica para os cuidados imediatos, com realização de exames e tratamento clínico, além de possível cateterismo cardíaco para confirmação diagnóstica e tratamento. Os sintomas típicos de IAM são: dor em aperto no peito, com possível irradiação para mandíbula, ombro, braço, abdome ou costas, associada à náusea/vômito, sudorese e falta de ar, mas sintomas não tão típicos podem ocorrer nesta situação, então uma consulta médica é importante para melhor esclarecimento.

O tempo entre o início da dor e a desobstrução da artéria coronária está diretamente relacionado com o risco de morte do paciente e com perda de função cardíaca. Nesta situação agilidade no atendimento é VIDA!

SAS – TCE-PB

14/10/2021