Por Ascom/TCE-PB

Com o tema “O Momento Político Brasileiro e os Órgãos de Fiscalização” foi aberto na noite desta quarta-feira (28/11), o VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), evento que prossegue até sexta-feira, 30 de novembro, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul).
O assunto foi objeto de exposição na conferência magna de abertura, pelo jornalista Ricardo Noblat, blogueiro do Portal da Revista Veja, que reúne cinco décadas de experiência no jornalismo, falando para um público formado por 800 participantes entre membros, auditores de Controle Externo e procuradores do Ministério Público Especial, tendo a mediação do presidente da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB).
Noblat salientou que os Tribunais de Contas exercem importante papel republicano e que podem contribuir com a retomada do crescimento do país. De acordo com ele, essa missão foi ressaltada depois da atuação da Operação Lava Jato. Para reforçar esse protagonismo, o jornalista destaca a necessidade de os Tribunais de Contas refletirem sobre o seu papel. Por outro lado, considera que essa reflexão vem se processando desde que as Cortes decidiram aprimorar as suas práticas.
Organizado pela Atricon e pelo TCE-SC, o VI ENTC tem como tema “O Futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”. Para o conselheiro Fábio Nogueira, a ideia é estimular o debate científico, além de reconhecer e compartilhar as boas práticas desenvolvidas pelas Cortes de Contas brasileiras nas mais diversas áreas. “Essa é, sem dúvidas, a energia motriz que conduzirá o evento”.
Além da programação técnica e científica, acontece uma série de atividades paralelas, reunindo técnicos de cada uma das respectivas áreas dos 34 Tribunais de Contas, entre eles o Encontro da Rede de Comunicação, dos Núcleos de Informações Estratégicas, das Escolas de Contas, das Assessorias Militares e das unidades de Controle Externo. Também espaço para discussão de assuntos relacionados à fiscalização de aspectos da educação e para apresentação de cases na área de tecnologia da informação.
“A programação visa incentivar o debate sobre temas relevantes da atualidade em um momento tão singular da história do Brasil, onde a transparência se torna cada vez mais uma exigência da sociedade na gestão dos recursos públicos”, enfatizou o presidente do TCE-SC, conselheiro Dado Cherem. Na saudação inicial, Cherem falou da inspiração no Planejamento Estratégico e no Plano de Gestão da entidade para o desenvolvimento da programação, que somará 50 horas de conteúdo, resultantes de conferências, palestras, debates e painéis, além de diversos eventos paralelos.
Do TCE da Paraíba participam o presidente da Corte, conselheiro Andre Carlo Torres Pontes; o conselheiro Marcos Costa ; conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago; os procuradores do Ministério Público de Contas, Bradson Tibério Luna Camelo , Sheyla Barreto Braga e Manoel Antônio dos Santos Neto; equipe de auditores de Contas; assessores militares e assessores de imprensa.
Reuniões setoriais de Comunicação, de Controle, de Escolas de Contas, de Segurança e de Planejamento acontecem, de forma paralela ao encontro, com a participação de servidores do TCE da Paraíba, como “O Conhecimento em Debate: Encontro das Escolas de Contas”, “Encontro de Secretários, Superintendentes, Diretores Gerais de Controle Externo”, “1º Encontro das Assessorias Militares dos Tribunais de Contas” e “Encontro da Rede de Comunicação”.
Acesse aqui a programação.
Ascom/ TCE-PB (Fábia Carolino e Genésio Sousa Neto)
Com informações e fotos do TCE-SC.
(28/11/2018)