
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, foi eleito para compor a Diretoria de Desenvolvimento Institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB) no biênio 2026/2027. A escolha ocorreu na tarde desta terça-feira (2/12), durante a Assembleia Geral do Instituto, realizada dentro da programação do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), em Florianópolis (SC).
O conselheiro Inaldo Araújo, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, foi eleito presidente do IRB por unanimidade, recebendo os votos dos 33 Tribunais de Contas brasileiros. A eleição marca um momento histórico: é a primeira vez que um conselheiro baiano assumirá o comando da instituição que leva o nome de Ruy Barbosa, jurista de projeção internacional e uma das figuras mais emblemáticas da Bahia.
Além do conselheiro Fábio Nogueira, integram a diretoria do Desenvolvimento Institucional, Domingos Augusto Taufner (TCE-RS), André Clemente Lara de Oliveira (TC-DF), José Nei Alberton Ascari (TCE-SC), Alexandre Postal (RS).
Emocionado, Inaldo Araújo destacou a relevância da unidade entre as Cortes de Contas e a expressividade desta eleição.
O presidente eleito fez questão de reconhecer o trabalho conduzido pelo atual presidente, conselheiro Edilberto Pontes, ressaltando seu legado para o fortalecimento institucional do IRB. “ Vossa excelência plantou sementes no IRB que durarão por mais 50 anos, com raízes bem fincadas.”
Inaldo Araújo ainda agradeceu a equipe técnica do Instituto e prestou homenagem ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) pelo apoio contínuo, destacando o acolhimento da CG subsede do IRB e a cessão de servidores e especialistas que contribuem diretamente com as atividades do Instituto.
Conheça a Nova Diretoria e Conselho Fiscal do IRB – Biênio 2026/2027









