Por Fábia Carolino

Lançadas nesta quinta-feira (11/11) as obras “O Tribunal de Contas e Proteção do Patrimônio Cultural”, de Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega, auditora do TCE-PB, e “Os Tribunais de Contas, a pandemia e o futuro do Controle”, coordenada pelo vice-presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes. Os livros são integrantes da Coleção IRB-Fórum.

“O Instituto Rui Barbosa [IRB] deve sempre mostrar que faz conhecimento. O tema é oportuno, e nos faz refletir sobre esse grande fenômeno que impactou a todos [pandemia] e instigou os Tribunais de Contas a fazerem uma grande revolução. Registro, aqui, esse trabalho feito com qualidade, que representa a interação profunda entre os Tribunais que, mesmo nesse momento atípico, permaneceram cumprindo o seu papel de proteção ao erário”, completou Edilberto Pontes.

“Os Tribunais de Contas, a pandemia e o futuro do Controle” é um livro formado por artigos técnicos e/ou científicos de membros, servidores de Tribunais de Contas (TCs), pesquisadores da área de administração pública, resultantes de experiências e reflexões acerca de assuntos inerentes à pandemia do coronavírus e ao futuro das instituições de controle.

Anais do II CITC

Também na programação da manhã desta quinta, durante o lançamento dos Anais do II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, o IRB prestou homenagem a todos que participaram da construção deste evento.

A publicação é uma tradição dos congressos internacionais e, para esta edição do II CITC, doze trabalhos foram selecionados e apresentados, ampliando o conhecimento técnico nas temáticas de auditoria, obras públicas, indicadores de gestão, políticas públicas, ferramentas de fiscalização, inovação, licitações públicas, sustentabilidade e orçamento público.

Programação

Durante a manhã, houve a 5ª edição da Revista Técnica dos Tribunais de Contas e o painel 1 – VII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas – Rumo a 2030, com o tema “Novos horizontes do desenvolvimento sustentável e a fiscalização dos Tribunais de Contas”, mediado pelo conselheiro do TCM São Paulo, João Antônio da Silva Filho.

Na sequência, o painel 2 do VII Congresso Internacional abordou “Modernização e aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas na fiscalização de políticas”, mediado pelo Dr. Edgar Guimarães, do Instituto Paranaense de Direito Administrativo.

A tarde, o jornalista Marco Antônio Sabino mediou a Agenda do Controle Externo – ações das entidades. Também foi apresentado o painel AUDICON (Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas), com a mediação da conselheira substituta do TCE Rio Grande do Sul, Daniela Zago.

O evento, realizado no formato híbrido, é resultado da união dos dois maiores eventos do Controle Externo: o XXXI Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil da (Atricon) e o VII Congresso Internacional de Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Ascom/TCE-PB, Com informações do IRB

11/11/2021