Por Ascom/TCE-PB

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) faz o sexto concerto oficial da temporada neste sábado (10), às 18h, no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A apresentação é fruto de uma parceria entre a Corte e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O evento é gratuito e tem classificação livre.
A Orquestra Sinfônica Municipal será regida pelo maestro Laércio Diniz – regente titular – e vai executar obras do brasileiro Alexandre Guerra (1971), compositor residente convidado para esta temporada; e do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1993), um dos mais importantes compositores clássicos.
Abrindo o programa do VI concerto da temporada, a OSMJP vai executar a obra de Alexandre Guerra, ‘Imagens para Flauta e Orquestra’, em sete movimentos: ‘Ventania’, ‘Tarde Pousada’, ‘Mar adentro’, ‘Revoada’, ‘Passeio de Outono’, ‘Da janela do trem’ e ‘Antes do amanhecer’, que terá Mirna Hipólito, primeira flautista da OSMJP, como solista.
Na segunda parte, uma das sinfonias mais importantes do repertório orquestral, a ‘Sinfonia nº 5 em Mi menor, op. 64’, de Tchaikowsky, composta em 1888 e que estreou no mesmo ano regida pelo próprio compositor. Esta sinfonia é uma das obras mais aclamadas do compositor, que apresentou a música russa como um dos grandes patrimônios da humanidade.
O regente
Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil, teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã ‘Das Freie Orchestra Berlin’ e com a ‘Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)’. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.
Os convidados
Alexandre Guerra é compositor, membro da WSA (World Soundtrack Academy), formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade Berklee College of Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter – nome importante da vida musical brasileira durante o século XX. Suas composições vêm sendo executadas por importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil. Lançou mais de dez discos e em 2018 foi comissionado para compor a peça que celebra os 30 anos da Orquestra Sinfônica de Santo André.
Mirna Hipólito – Bacharel em música pela UFPB, começou os estudos de musicalização aos cinco anos na Escola de Música Anthenor Navarro, com flauta doce e piano. Aos dez, passou a se dedicar à flauta transversal. Foi flautista principal da Orquestra de Câmara da cidade de João Pessoa, da Orquestra Sinfônica de Sergipe e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Sergipe (UFSE). Lecionou flauta na cidade de Conde, no Projeto Orquestra da Cidade de Aracaju e no Conservatório Sergipano de Música. Integra o Quinteto Parambuco e é flautista principal da OSMJP.
Exposição
Neste sábado também acontecerá a abertura da exposição “Fiat Lux”, do fotógrafo Nelson Calazans. Ele traz ao público o processo de Light Painting, técnica da pintura com luz com a qual ele começou a trabalhar no ano de 1980.
Engenheiro eletricista por formação, Nelson iniciou sua vida artística com a fotografia ainda na época analógica. Hoje conta com o acervo de mais de 100 mil imagens catalogadas, entre analógicas e digitais. Suas obras estarão expostas na galeria do Centro Cultural Ariano Suassuna até o dia 06 de setembro.
Ascom/TCE-PB
(09/08/2019)