Por Fábia Carolino
O Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas da Paraíba vem promovendo, diariamente, desde o dia 22 de março, o projeto “Quarentena Cultural”, uma iniciativa que cria uma programação multicultural de lives com apresentações e performances de diversos artistas e de profissionais paraibanos, por meio das redes sociais, (Instagram, Whathsapp e Facebook), levando aos que estão em casa vídeos com música, poesia e artes plásticas.
O projeto incentivado pelo presidente do TCE-PB, Conselheiro Arnóbio Viana, é coordenado pela equipe do Centro Cultural, dentro das determinações do trabalho remoto (online) que está sendo desenvolvido pelos setores da Corte, garantindo o isolamento social e prevenindo possível contágio com o Covid-19.
O Quarentena Cultural, que foi muito bem recebido pela sociedade, já apresentou mais de sessenta (60) vídeos. Já foram difundidos, numa média entre dois a quatro por dia, beneficiando artistas plásticos, músicos e poetas que, em cada um deles, podem mostrar seus talentos, composições, artes e versos.
Membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba participam ativamente dessa atividade e poetas nordestinos estão procurando o CCAS para participação e divulgação de seus trabalhos.
Segundo o diretor do CCAS, Flávio Sátiro Filho, “a aceitação ao trabalho foi além do esperado e hoje nem precisamos convidar novos participantes pois os poetas e músicos tem nos procurado independentemente, cada um querendo dar a sua contribuição, pois o Projeto tem sido fonte de entretenimento e cultura para as pessoas que estão em suas casas”.
POESIA E LITERATURA – Entre os poetas, que já enviaram colaborações, estão: Marconi Araújo (presidente da ACVPB), Tiago Alves, Oliveira de Panelas, Raniery Abrantes, Zé Bezerra, Astier Basílio, Anecy Venâncio, Ronaldo Barbosa, Vitor Evangelista, Bento Júnior, Fred Svendsen, Susana e Henrique Medeiros, Efigênio Moura, Andréa Nunes, Bené Martins, Belo Nóbrega, Rose Pereira, Cristine Nobre Leite, Lino Sapo, Rodrigues Lima, Dêvi Bandeira do Brasil, Léo Barbosa, Vaneci de Paulo, Pedro Figueiredo, Samuel Levi, Lenilson Elias e as jovens Rio Grandenses Marilia Gabrieli (Riachuelo-RN), Andressa Nascimento, Madalena (Lajes do Cabugi-RN), Liane Bezerra e Wemily.
MÚSICA – Na música constam participações especiais do Coral do Tribunal de Contas, Banda de Música da Cidade de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, Big Band 5 de Agosto, pagodeiro Daniel Braz, Pinto do Acordeon, Roberto Cajá, Saxofonista Tiago Santos, Mariana Sátiro, Idio Mattos, Pianista Gustavo Leite Urquiza, Merlanio Maia, Carlos André e Lara Rodriguez, grupo Acauã da Serra, Jailma Santos, Ana Luisa Dantas Y Plá e Carlos Toscano de Brito, Sanfoneiro Ismael Carlos, Sanfoneiro mirim Raí Bezerra.
O Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas da Paraíba, inaugurado em dezembro de 2014, com espaço para eventos e que vem desenvolvendo trabalhos em favor da cultura paraibana, com apresentações artísticas, culturais e técnicas, dentro do objetivo de unir a sociedade ao trabalho desenvolvido pelo TCE, fazendo com que as pessoas entendam a importância da Corte e ao mesmo tempo interajam em favor da cultura e da boa aplicação dos recursos públicos.
Os interessados em participar do projeto devem enviar mensagem com número do whatssap para 83 99981-0152 e aguardar contato dos organizadores.
Ascom/TCE-PB
17/04/2020