
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), por meio do Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), promove no próximo dia 31 de julho, às 18h30, a exibição do documentário “A Pedra do Reino e o Sertão de Dom Pantero”, produção inédita que mergulha na geografia simbólica da Paraíba que inspirou a obra do escritor Ariano Suassuna.
O filme, que será exibido no auditório Celso Furtado, apresenta uma jornada cinematográfica que revela “O Sertão real por trás do Sertão literário”, por meio de depoimentos exclusivos, imagens inéditas e uma trilha sonora original composta pelo Quinteto da Paraíba. A direção geral e o roteiro são assinados por Manuel Dantas Vilar.
A narrativa do documentário percorre locais emblemáticos que se tornaram mitos na literatura de Ariano, como a Casa da Pólvora, Fazenda Onça Malhada, Convento São Francisco, Pedra entre Taperoá e Teixeira, Lajedo da emboscada de Ludugero Cobra-Preta, Casa de Detenção do Recife e Escritório de João Dantas, entre outros.
Com depoimentos de Carlos Newton Júnior e Manuel Dantas Suassuna, a produção também resgata fotografias históricas dos acervos familiares Suassuna e Guedes Pereira-Dantas Vilar, incluindo registros raros como uma imagem de Ariano capturada por Gustavo Moura.
A trilha sonora, gravada no Peixe-Boi Estúdio sob direção de Xisto Medeiros, entrelaça elementos do popular e do épico, compondo a atmosfera sensível que sustenta o roteiro uma narrativa que celebra a memória, a literatura e a identidade cultural nordestina.
A exibição tem apoio cultural do TCE-PB/CCAS e é aberta ao público. Para participar, é necessário realizar uma inscrição gratuita pelo link https://doity.com.br/documentario-a-pedra-do-reino-e-o-sertao-de-dom-pantero e levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento.
Serviços:
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (83) 3208-3546.
O Centro Cultural Ariano Suassuna está localizado na Rua Geraldo Von Sosthen, 147, Jaguaribe, João Pessoa-PB.