O Auditório José Braz do Rego, do Tribunal de Contas da Paraíba, abrigou, antecipadamente, na manhã desta sexta-feira (10), as celebrações pelo transcurso do Dia das Mães, a ocorrer no próximo domingo.
As festividades, sem prejuízo do expediente, contiveram café da manhã, música, artesanato e sorteios de brindes.
Durante a programação, o conselheiro André Carlo Torres Pontes, representando a presidência do TCE-PB, parabenizou as servidoras, procuradoras, terceirizadas e estagiárias do Tribunal que cumprem a importante missão da maternidade.
A HISTÓRIA – Festejado em mais de 40 países, o Dia das Mães tem celebração no segundo domingo de maio. A data está oficializada no Brasil pelo Decreto nº 21.366, de 5 de maio de 1932, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua origem, porém, remonta a princípios do Século 20, nos Estados Unidos, no que pese o fato de alguns historiadores apontarem semelhanças com os festivais dedicados à figura materna, em Roma e na Grécia Antigas.
Ann Jarvis, ativista conhecida por seu trabalho social e pelo socorro a soldados feridos durante a Guerra Civil Americana, foi tomada como inspiração pela filha Anna Maria, de quem partiram os esforços para a consolidação da honraria. O primeiro Dia das Mães, tal como é hoje observado, ocorreu em maio de 1908. Mas a data somente seria estabelecida no segundo dia de maio pelo Congresso dos EUA, em 1914. Conta-se que Anna Maria Jarvis morreu, em 1948, incomodada com a comercialização da data.
Ascom/TCE-PB
10 05 24
Frutuoso Chaves.