Uma reunião formal entre o coordenador do Centro Cultural Ariano Suassuna – CCAS, Flávio Sátiro Fernandes Filho, e a representante do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Isabella de Araújo Garcia Simões, com a participação de assessores do TCE, formalizou os últimos preparativos para a aula-espetáculo, que será apresentada por João Suassuna (neto de Ariano), a realizar-se no próximo dia 5 de junho, às 18h30, no auditório do CCAS.

“Na Trilha do Mestre” é um projeto de João Suassuna, aprovado por Lei de Cultura e agora patrocinado pelo BNB, que percorrerá vários Estados e cidades, celebrando a rica herança cultural da região nordestina. Na Paraíba, o local escolhido para apresentação foi o Centro Cultural Ariano Suassuna, após entendimentos da Superintendência do Banco na Paraíba com a Presidência do TCE, órgão apoiador do evento.

A iniciativa é uma homenagem à vida e à obra de Ariano Suassuna, ícone das artes e da literatura nacional e será aberto ao público, mediante doação individual de 1kg de alimentos a ser destinada a instituições carentes. A aula-espetáculo explora o “Universo Suassuna”, reverenciando o mestre como dramaturgo, poeta, romancista e, acima de tudo, defensor incansável das tradições populares nordestinas. No formato interativo, traduz um grande diálogo entre João Suassuna, o avô Ariano e o público, ocorrendo com vídeos, música e dança armorial.

A apresentação é aberta ao público, tem vagas limitadas e os interessados devem fazer inscrição gratuita pelo link  http://doity.com.br/na-trilha-do-mestre . Os participantes devem trazer 1kg de alimento para doação a entidades carentes.

Programado para estimular reflexões, integrar tradição e inovação, fortalecer e ampliar a identidade cultural nordestina e brasileira, o projeto “Na Trilha do Mestre” referencia as obras e do legado de Ariano, e já encantou públicos em regiões diversas do País. A escolha do tema “Ariano Suassuna” reflete a defesa e a valorização das raízes regionais como ferramentas necessárias ao desenvolvimento de um povo.

CCAS – O Centro Cultural Ariano Suassuna foi inaugurado pelo atual presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, em sua primeira gestão no ano de 2014. Ele idealizou um espaço ofertado aos paraibanos no sentido de colaborar com a cultura, em todas as suas manifestações, oferecendo ambientes para lançamentos literários, exposições artísticas, encenações teatrais, artes plásticas, visuais e digitais, além das áreas para cursos técnicos e treinamentos, congregando ainda a Escola de Contas (Ecosil).

Com uma trajetória de 10 anos de atuação contínua, o Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado é considerado um dos principais espaços de promoção cultural em João Pessoa. O coordenador Flávio Sátiro disse que, em média, o Centro Cultural realiza 115 eventos por ano, abrangendo diversas expressões artísticas como música, teatro, literatura e artes visuais. “Todos voltados ao fortalecimento do vínculo entre o Tribunal e a sociedade paraibana por meio da cultura”, destacou.