Auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) participam da sétima edição do Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (CONACON), que ocorre de 27 a 30 de agosto, em Goiânia (GO), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
Participam do evento os auditores, Antônio Flávio Xavier, Júlio Uchoa, Alcimar Fraga, Chrystiane Pessoa, Matheus Lacerda, Maria Zaíra Chagas, Lúcia Patrício Araújo , Dihel Diniz, Carlos Frederico Córdula, Rodolfo de Queiroz e Erika Manuela Campos.
O Conacon reúne anualmente auditores de controle externo dos 33 Tribunais de Contas brasileiros com outras autoridades, especialistas do setor público e da sociedade para fomentar a qualificação adequada e o desenvolvimento contínuo desses profissionais, além de tratar de aspectos ligados às competências, forma de organização e funcionamento dos órgãos de controle externo.
Neste ano, o Conacon tem como tema Auditoria de Controle Externo: Novas Tecnologias e Desafios da Contemporaneidade e se propõe a explorar questões relevantes e inovadoras no campo do controle externo e da auditoria dos recursos públicos
Na manhã desta quinta-feira (29), na Conferência do Clima, com temas: Resiliência climática urbana – prevenção e monitoramento, enfrentamento e recuperação frente aos eventos climáticos extremos: mudanças climáticas, desmatamento, desertificação e enchentes, aconteceu uma exposição feita pelo auditor do TCE-PB, Julio Uchoa, que apresentou os resultados da auditoria de Combate à Desertificação do Semiárido, que foi coordenada pelo TCE da Paraíba.
Já no Painel, “O papel dos Tribunais de Contas na Tutela da probidade eleitoral” , que vai acontecer nesta sexta-feira (30), a auditora Christiane Pessoa, participará contando a experiência no trabalho em rede- Focco-PB e do Fórum Permanente de Administradores Tributários do Estado da Paraíba (FPAT).
Abertura do Congresso – Na abertura do evento, autoridades destacaram a importância da função de Auditoria de Controle Externo e reconheceram as lacunas no sistema de controle. O presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Luiz Antônio Guaraná, enfatizou que o sistema de fiscalização é essencial para a vida em sociedade, e que o trabalho dos tribunais vai além da fiscalização, buscando também orientar e ajustar.
A palestra magna foi conduzida pelo procurador do Estado de Alagoas, Professor Luís Vale, que abordou a relação entre controle externo e novas tecnologias, ressaltando a importância da inteligência humana no uso dessas ferramentas e destacando os desafios éticos e práticos que surgem com a inteligência artificial.
De acordo com os organizadores, o CONACON é um espaço de transformação e debate, essencial para aprimorar as práticas de controle externo no Brasil.
Ascom/TCE-PB
(29/08/2024)
Fábia Carolino