Por Edição: Fábia Carolino

Auditores do controle externo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, participam no Tribunal de Contas do Piauí do II Simpósio de Inteligência Institucional, que tem como tema o Controle Externo Exponencial.

O auditor do controle externo do TCE-PB, Aguinaldo Macedo Filho, fez palestra sobre o tema: “Ajunta- uma Ferramenta de Detecção de Conluio usando Inteligência Artificial”. Ele  destacou o que é contrato inteligente, reforçando o processamento de informações, bem como a decodificação pelos mecanismos tecnológicos.

Ele também pontuou sobre a diferença entre consulta pontual x análise de Ecossistemas, que é parte integrada da ferramenta Ajunta, além de fazer uma análise de caso em que mostra que a ferramenta do TCE-PB é mais eficiente em comparação às análises feitas manualmente.

Também participam do Simpósio, os auditores do Controle Externo do TCE-PB, Josedilton Diniz, Fábio Guerra, Ilis Almeida Cordeiro e Luciano Costa Nova.   

O evento iniciou na segunda-feira (08) e prossegue até o dia 11 de agosto.  

A palestra de abertura foi comandada pelo presidente da Associação dos Tribunais de Contas  (Atricon), Conselheiro Cézar Miola do TCE-RS. Com o tema “Consequências da corrupção e a interferência da sua ocorrência no estado de direito de uma sociedade”, o conselheiro falou sobre o fortalecimento da democracia por meio do controle.

Ascom/TCE-PB

(11/08/2022)

Fábia Carolino