Por Edição: Fábia Carolino

Na última sexta-feira (09), duas telas dos artistas plásticas Marcella Bisetto D Ângelo e Iremar Rodrigues Lima  foram doadas para o acervo artístico do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

O Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Fernando Catão, recebeu em seu gabinete a visita dois artistas plásticos que estavam acompanhados pelo diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna (TCE-PB), Flávio Sátiro Filho.

O encontro aconteceu no inicio da reunião virtual do Conselho do Tribunal, sendo presenciada remotamente por outros membros da Corte, e serviu para assinatura dos termos em que cada um dos artistas doou uma obra de sua autoria.  

Marcella Bisetto, que mora em São Paulo e está de férias em João Pessoa, assinou o termo de doação de uma tela digital em homenagem ao escritor Ariano Suassuna e Rodrigues Lima fez a doação de um acrílico sobre tela intitulado “Contemplação dourada”.

Rodrigues Lima destacou em seu agradecimento que seria uma honra fazer parte do acervo dessa importante Instituição Paraibana. “Obrigada pela oportunidade. Obrigado aos dirigentes da Corte pela sensibilidade com a classe artística”. Já Marcella Bisetto disse ser uma honra e um privilégio contribuir para o acervo cultural desta terra que tento amo.

Os artistas participam do projeto “Cinquentão Cultural”, iniciativa do Centro Cultural Ariano Suassuna dentro da programação geral do Jubileu de Ouro do Tribunal de Contas, que ocorre durante todo o ano de 2021.

O conselheiro Fernando Catão agradeceu a doação, que será incorporada ao patrimônio do TCE e conversou com os artistas sobre aspectos das artes plásticas, do qual é entusiasta e criador de várias telas autorais.

Já o diretor do CCAS, Flávio Filho, destacou a importância da doação como instrumento de formação de um acervo de grande importância para o TCE, com artistas não apenas da Paraíba, mas de todo o Brasil.

Quem é Marcella Bisetto D´Angelo – Marcella Bisetto vive em São Paulo, é advogada no mercado financeiro há 30 anos, vinte deles no Banco Safra, podcaster, artista plástica, autora do “Diário da Mami – Crônicas de uma mamãe blogueira”, colunista no jornal argentino El Pucará (responsável pela seção Universo Femenino), e Diretora, no Brasil, da Fundação Americana “Love and Kindness Project Foundation”. É certificada em Design de Contratos pela Edtech Future Law.

Quem é José Iremar Rodrigues Lima – José Iremar Rodrigues Gomes, no cenário das artes plásticas paraibanas é conhecido como Rodrigues Lima. Ele foi alfabetizado pela mãe, produziu suas primeiras obras ainda criança. Atua profissionalmente desde 1994 e já realizou diversas exposições individuais e coletivas em várias cidades do Brasil, com premiações em salões e festivais.  “O Narrador das Lonjuras”, como ficou conhecido por ocasião de uma exposição realizada em 2004, Rodrigues Lima tem se empenhado em elevar a identidade nordestina através de paisagens representativas, seja na percepção da cidade, seja nas representações da natureza. Suas telas apresentam um estilo realista que às vezes mergulha no surrealismo, representando um universo ancestral de frutos, árvores e nuvens de diferentes tonalidades. Seus trabalhos já foram expostos várias vezes na UFPB, em bancos e hotéis de João Pessoa, Fortaleza- CE, Natal- RN e em Lisboa – Portugal. Sua primeira exposição aconteceu em 1992 no Centro Cultural dos Jovens em Campina Grande.

Ascom/TCE-PB, com informações de Flavio Filho

(12/07/2021)