Por ASCOM/TCE

Um grupo de alunos do Curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 10º período municipal e 5º administrativo, acompanhados pelo professor Carlos Pessoa de Aquino, acompanharam, no Plenário do Tribunal de Contas do Estado, na manhã desta quarta-feira (01), o julgamento das contas anuais do município de Ibiara, relativas a 2015, sob a relatoria do conselheiro Arnóbio Alves Viana. A presença dos universitários nas sessões da Corte de Contas é uma iniciativa que amplia a transparência pública e dignifica o conhecimento acadêmico, observou o presidente, conselheiro André Carlo Torres Pontes.    

Na oportunidade, o conselheiro presidente lembrou que foi o professor Carlos Pessoa de Aquino, o precursor do projeto acadêmico que proporcionou as visitas de alunos universitários às sessões do Tribunal de Contas. Reiterou que a iniciativa foi ampliada na Corte de Contas para os alunos do ensino médio e fundamental das escolas públicas e privadas. Periodicamente o TCE recebe grupos de estudantes, em média entre 200 e 300 alunos, que participam de palestras e atividades pedagógicas patrocinadas pela Ecosil – Escola de Contas Otacílio Silveira.  

Seguindo a programação de atividades no TCE, os alunos conheceram as instalações do Órgão, acompanhados pelas servidoras da Ecosil, Daniele Meira e Cintia Morais, e participaram de palestra sobre PPPs – Parcerias Público Privadas, evento ocorrido pela manhã, no Auditório Celso Furtado, no Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do Tribunal de Contas.

O professor Carlos Aquino enfatizou o caráter pedagógico da Corte de Contas, sempre procurando ampliar a transparência e o conhecimento aprimorado dos serviços públicos, em especial no tocante à sua missão constitucional. Na Escola de Contas os visitantes assistem vídeos institucionais e palestras sobre o funcionamento do Tribunal. Também conhecem as ferramentas disponibilizadas pelo Tribunal, em especial os aplicativos que regulamentam o Sistema de Acompanhamento da Gestão.

Ascom TCE-PB (01-08-18)