Foi aberto nesta segunda-feira (20),  no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o 3º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental (SANEAR-PB), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-PB). O evento, que prossegue até esta terça-feira (21), em João Pessoa, reúne representantes da comunidade técnica, acadêmica e autoridades públicas em torno da pauta da universalização do saneamento.

O presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, foi representado na solenidade de abertura pelo coordenador do CCAS (Centro Cultural Ariano Suassuna), Flávio Sátiro Filho, que destacou a importância do encontro e a parceria entre o Tribunal e a ABES-PB. “É a terceira vez que o Centro Cultural Ariano Suassuna abriga tão importante evento, inclusive pela relevância dos temas aqui tratados, bastante importantes para as análises e subsídios da Auditoria do TCE-PB”, afirmou Flávio Sátiro.

Em nome do Tribunal, o coordenador também manifestou pesar pelo falecimento do engenheiro Efigênio da Costa Vilar, ex-presidente da ABES-PB, ocorrido no último sábado (19), destacando sua relevante contribuição para o fortalecimento da entidade e para a valorização da engenharia sanitária e ambiental na Paraíba.

Considerado o principal evento do setor no Estado, o SANEAR-PB chega à sua terceira edição com o tema “Saneamento para Todos: Desafios e Oportunidades”, propondo debates e reflexões sobre soluções técnicas e políticas capazes de assegurar o acesso universal a serviços de saneamento de qualidade e ambientalmente sustentáveis.

Durante os dois dias de programação, o seminário promove palestras, painéis e mesas-redondas com especialistas e gestores públicos, reafirmando o compromisso coletivo com a melhoria das condições ambientais e de saúde da população paraibana.