
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, participou, nesta quinta-feira (22), da primeira reunião da Comissão Interpoderes de 2026, realizada na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
O encontro reuniu representantes dos poderes e de instituições estaduais para discutir temas relevantes ao funcionamento dos órgãos públicos, reforçando a harmonia, o diálogo e a cooperação interinstitucional. Estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho; o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, representando o governador João Azevêdo; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino; a defensora pública-geral do Estado, Maria Madalena Abrantes; além do presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira; do 1º subprocurador-geral, Luís Nicomedes Figueiredo; e do 2º subprocurador-geral, Alexandre César Teixeira.
Ao avaliar a reunião, o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, destacou a importância do diálogo permanente entre os poderes. “Tivemos uma reunião muito importante. Os poderes e as instituições do Estado precisam dialogar constantemente. A Constituição determina que devemos atuar de forma independente, porém harmônica. E é exatamente isso que os encontros interpoderes proporcionam. Hoje recebemos todos no Ministério Público e tivemos um diálogo profícuo, com encaminhamentos importantes para cada instituição e para o Estado da Paraíba”, afirmou.
Para o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fábio Nogueira, a Comissão Interpoderes se consolida como um espaço essencial de fortalecimento institucional. “As reuniões da comissão são extremamente importantes, pois estimulam e confirmam o entendimento harmônico existente na Paraíba entre os órgãos e poderes, sempre trazendo à mesa temas relevantes e de interesse direto da sociedade paraibana”, ressaltou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, também avaliou positivamente o encontro. “Tivemos mais uma reunião muito produtiva entre os poderes e instituições, em que cada um pôde apresentar seus objetivos, sua compreensão enquanto poder e sua contribuição para que, juntos, possamos construir uma Paraíba cada vez melhor e mais justa para todos”, declarou.
Na mesma linha, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, destacou o clima de respeito e transparência. “Foi uma reunião muito positiva, marcada pelo bom debate e pelo respeito entre as instituições. Estamos muito satisfeitos em estar no Ministério Público, discutindo melhorias e fortalecendo, junto a todos os poderes, a construção de um futuro mais promissor para a Paraíba e suas instituições”, afirmou.
A defensora pública-geral, Maria Madalena Abrantes, enfatizou a relevância da interlocução institucional ampliada. “Esse diálogo é fundamental. Antes, as reuniões interpoderes eram restritas aos poderes, mas hoje todos os órgãos participam. É muito importante estarmos juntos, dialogando sobre nossas necessidades, que são levadas ao Executivo. O encontro foi extremamente positivo”, destacou.
Representando o Governo do Estado, o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, reforçou a harmonia entre os poderes. “Essa reunião demonstra a capacidade de diálogo de todos os poderes, especialmente do Executivo. Estamos aqui em prol da sociedade. Existem demandas orçamentárias, e o governador sempre escuta e busca atender. Parabenizo todos os poderes e o Ministério Público pela acolhida. Seguimos para a próxima reunião com o compromisso de manter a harmonia e atender às demandas institucionais”, concluiu.
