O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) foi um dos 33 Tribunais de Contas participantes do III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), realizado nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no Auditório do Hotel Ribalta, no Rio de Janeiro. O evento teve como tema central “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”.

A Corte paraibana foi representada pela assessora-chefe de Comunicação, jornalista Fábia Carolino, e pelo servidor Rafael Massoni, lotado na Assessoria de Comunicação (Ascom).

O encontro reuniu comunicadores, especialistas, acadêmicos, servidores e membros dos Tribunais de Contas de todo o país para debater os desafios contemporâneos da comunicação institucional no controle externo.

“Nossa participação no 3º CNCTC é uma oportunidade para troca de experiências, fortalecer a rede de comunicação dos TCs e ampliar o alcance da comunicação pública. Durante o Congresso discutimos caminhos para tornar a comunicação mais estratégica, inovadora e centrada no cidadão”, afirmou Fábia Carolino.

A programação contemplou temas como inteligência artificial, combate à desinformação, linguagem acessível, mídias digitais, comunicação interna, relacionamento com a imprensa e fortalecimento da imagem institucional dos TCs. As discussões contaram com profissionais renomados e representantes de órgãos de controle.

A mesa de abertura teve a presença dos anfitriões: o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Edilson Silva; o presidente do TCE-RJ, conselheiro Márcio Henrique Cruz Pacheco; e o presidente do TCM-Rio e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Luiz Antonio Guaraná. Representantes do Sistema Tribunais de Contas também participaram, ressaltando a importância estratégica da comunicação para a democracia e para a aproximação entre os Tribunais de Contas e a população. A abertura contou ainda com apresentação cultural da bateria da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

No primeiro dia, pela manhã, ocorreram palestras com as jornalistas Natuza Nery e Giuliana Morrone. À tarde, o repórter Bem-Hur Correia (Grupo Globo) e o pesquisador Márcio Borges (NetLab/UFRJ) abordaram o uso de inteligência artificial na análise de dados. Em seguida, Gustavo Igreja (Banco Central) e Marcelo Senise (Instituto Brasileiro para Regulamentação da IA) discutiram o futuro da comunicação pública. Também foram apresentados o projeto Reporta+ e experiências de boas práticas na comunicação.

O segundo dia (7/8) iniciou com palestra motivacional do ator e humorista Gigante Léo. Ao longo do dia, foram debatidos temas como acessibilidade digital, comunicação interna, produção de conteúdo audiovisual, estratégias para fortalecimento da imagem institucional, gestão de fake news e apresentação do Projeto Comunica 2.

Rede Secom – No dia 8/8, ocorreu a reunião da Rede de Secretários de Comunicação dos Tribunais de Contas, com a participação de cerca de 50 profissionais. O encontro foi conduzido pelo presidente da Atricon, Edilson Silva, e pelo presidente do TC-ES, Domingos Taufner.

A pauta incluiu ações conjuntas para aprimorar a divulgação das atividades desenvolvidas pelo Sistema Tribunais de Contas.“Contamos com profissionais altamente qualificados e, por meio da Rede Secom, estamos fortalecendo a integração e otimizando a comunicação institucional”, destacou Edilson Silva.

Entre as demandas apresentadas, estiveram a indicação ou contratação de ferramentas de monitoramento de redes sociais e a criação de um espaço no próximo CNCTC — ou no Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs) — para apresentação das ações de destaque das assessorias de comunicação.

O próximo encontro presencial da Rede Secom está previsto para ocorrer durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), que será realizado entre 2 e 5 de dezembro, em Florianópolis (SC).

O evento é uma realização conjunta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e Instituto Rui Barbosa (IRB), e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Águas do Rio, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e Multiplan.