O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) segue avançando com o ciclo de capacitações presenciais voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para a Primeira Infância. Nos dias 26 e 27 de maio, será a vez do município de Monteiro sediar mais uma etapa da formação que aborda o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

A capacitação, promovida pela Comissão da Primeira Infância do TCE-PB, tem como público-alvo prefeitos, secretários e técnicos municipais das áreas de planejamento, finanças e desenvolvimento infantil. A abertura do evento contará com a presença do conselheiro André Carlo Torres Pontes, vice-presidente do TCE-PB e presidente da Comissão da Primeira Infância.

Monteiro representa a terceira parada de um circuito que contempla cinco polos estratégicos do estado. Foram convidados representantes de mais de 50 municípios da região, como : Alcantil, Amparo, Assunção, Baraúna, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Cacimba de Areia, Cacimbas, Caraúbas, Caturité, Congo, Coxixola, Cubati, Desterro, Frei Martinho, Gurjão, Juazeirinho, Junco do Seridó, Livramento, Monteiro, Nova Palmeira, Ouro Velho, Parari, Pedra Lavrada, Picuí, Prata, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Santo André, São Domingos do Cariri, São João do Cariri, São João do Tigre, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, São Vicente, Serra Branca, Soledade, Sumé, Taperoá, Teixeira, Tenório, Várzea e Zabelê. Link para inscrições: http://tiny.cc/ppaeloa

Com carga horária de 12 horas-aula, o curso será ministrado pelo auditor de controle externo Luzemar Martins. Além de aprofundar temas técnicos relacionados ao planejamento orçamentário, os participantes terão acesso à Matriz de Planejamento da Auditoria Operacional sobre a Primeira Infância — instrumento essencial para subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos.

O conselheiro Fábio Nogueira, presidente do TCE-PB e idealizador do Pacto Paraibano pela Primeira Infância, destacou o papel estratégico da iniciativa. “É no planejamento e na alocação eficiente dos recursos públicos que se define o presente e o futuro das nossas crianças”, afirmou.

Para o conselheiro André Carlo, a participação ativa dos gestores é essencial: “A validação da matriz de auditoria será fundamental para garantir políticas públicas mais efetivas para a Primeira Infância”, reforçou.

As capacitações seguem nas próximas semanas em outros polos. Confira a agenda:

  • Campina Grande: 28 e 29 de maio
  • João Pessoa: 12 e 13 de junho – no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE-PB

As inscrições permanecem abertas e podem ser feitas pelo link: http://tiny.cc/ppaeloa