O Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), do Tribunal de Contas do Estado, vai ser palco, em 5 de junho, às 18h30, da aula-espetáculo do projeto “Na Trilha do Mestre”, realização do Banco do Nordeste do Brasil, produzido por João Suassuna (neto de Ariano) para celebrar a rica herança cultural nordestina e brasileira. Trata-se de homenagem à vida e à obra de Ariano Suassuna, ícone das artes e da literatura nacional. O evento será aberto ao público, mediante doação individual de 1kg de alimentos que o TCE destinará a instituições carentes.

Programado para estimular reflexões, integrar tradição e inovação, fortalecer e ampliar a identidade cultural nordestina e brasileira, o projeto, que faz uso das obras e do legado de Ariano, já encantou públicos em regiões diversas do País.

A escolha do tema “Ariano Suassuna” reflete a defesa e a valorização das raízes regionais como ferramentas necessárias ao desenvolvimento de um povo. Para os organizadores, tanto quanto uma homenagem, “Na Trilha do Mestre” trata da nossa identidade cultural como diferencial estratégico para o futuro. A ideia, segundo eles, é induzir conexões entre história, a criatividade e a inovação.

A palestra, ao que explicam, explora o “Universo Suassuna”, reverenciando o mestre como dramaturgo, poeta, romancista e, acima de tudo, defensor incansável das tradições populares nordestinas.

A aula-espetáculo, em formato interativo, é um grande diálogo entre João Suassuna, o avô Ariano e o público, ocorrendo com vídeos, música e dança armorial. A cessão do Auditório do CCAS, um dos mais requisitados espaços da cultura paraibana, traduz o apoio do Tribunal de Contas do Estado ao projeto “Na Trilha do Mestre”.