Por Fábia Carolino

O Tribunal de Contas da Paraíba voltou a receber grupos de jovens estudantes para informações e esclarecimentos relacionados à ética, ao direito, ao comportamento e ao controle técnico e social dos atos e gastos públicos.
O Programa “TCE – Escola e Cidadania”, criado com esse objetivo, em abril do ano passado, acolheu, na manhã desta quinta-feira (24), turmas do Colégio Militar Rebeca Cristina e da Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado.


Desta vez, as palestras prenderam-se a dois temas: “Conheça o TCE” e “Bullying na Escola”. O presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-PB Matheus de Medeiros Lacerda encarregou-se da primeira delas e a enfermeira Tatiana Rodrigues, da segunda. Ambos foram apresentados à plateia desta quinta-feira, no Auditório Celso Furtado, pelo diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho.
Extensivo a estabelecimentos das redes pública e privada de ensino, o “TCE – Escola e Cidadania” já recebeu perto de 3,2 mil estudantes, desde sua implantação. As visitas ocorrem uma vez por mês e, em cada caso, os meninos e meninas, acompanhados por seus professores, são servidos de lanche antes do ingresso no Auditório do Tribunal de Contas do Estado.
Este programa de formação cidadã também foi levado ao conhecimento de um grupo de vereadores de João Pessoa recebidos, coincidentemente, na ocasião, para diferentes tratos, pelo presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes. Conduzidos para contato direito com os meninos e meninas, no Auditório Celso Furtado, eles dali saíram com boa impressão.
Ascom/TCE-PB
24 05 18.