Por Ascom/TCE-PB

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realizou nesta quinta-feira (13) a primeira edição do TCE Talk – uma nova forma de fomentar a discussão em torno dos diferentes desafios da gestão pública para a melhoria da governança. Das 10h00 às 12h00, especialistas, gestores públicos e servidores do Tribunal se reuniram no Espaço Cidadania Digital (ECD), dentro do Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB, e discutiram o tema Saúde 4.0 – Tecnologias inovadoras aplicadas à saúde pública.

Especialistas das áreas de tecnologia, saúde e gestão debateram o presente e o futuro na gestão da saúde pública, com a apresentação de formas de racionalizar os tratamentos, aumentar eficiência e reduzir custos por meio do uso de inovações ligadas à inteligência artificial e tecnologia 3D.


Aproximar TCE dos gestoras e cidadãos –  Os participantes foram recebidos pelo conselheiro Fernando Catão, atual coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (ECOSIL), que deu as boas vindas e valorizou a presença de todos ali no ECD: “Este é um espaço de cidadania, e eventos dessa natureza cumprem com esse objetivo, ao aproximar o TCE dos gestores e cidadãos”.

O secretário executivo da ECOSIL, Carlos Aquino, também se fez presente e cumprimentou os gestores, autoridades e servidores presentes.

O mediador do TCE Talk foi o auditor de contas públicas André Agra, coordenador do ECD. “O Tribunal tem a prerrogativa de fiscalizar, mas não é só isso. Há uma perspectiva cada vez mais forte, com maior engajamento, de nós atuarmos na melhoria da governança pública. Para isso temos que trazer as discussões para o mundo real e auxiliar os gestores, e não só puni-los”, expôs André ao explicar o porquê de iniciativas como o TCE Talk e a escolha do tema Saúde 4.0.

Antes de passar a palavra aos demais palestrantes, ele fez questão de ressaltar a vanguarda da Paraíba no desenvolvimento e uso de novas tecnologias nas mais diversas áreas. Lembrou que o próprio TCE-PB já oferece ferramentas pioneiras no Brasil, como a robô Turmalina e o aplicativo Preço da Hora, além de uma ferramenta que está prestes a ser lançada, o Preço de Referência.


Apresentação dos Palestrantes – O Doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial Rafael Grempel e coordenador do Laboratório de Saúde 4.0 trouxe para o debate o uso da tecnologia 3D na saúde, por meio de sua experiência no Hospital de Trauma de Campina Grande, onde atua como cirurgião. Demonstrou como a aquisição de imagens e impressão de equipamentos em 3D podem otimizar tratamentos, diminuir riscos e tempo de cirurgias, auxiliar em estudos, além de gerar economia para os entes públicos a médio e longo prazo.


Já Thaís Gaudêncio, doutora em Ciências da Computação e pesquisadora do Laboratório ARIA (Artificial Intelligence Applications) da UFPB, deu uma pequena aula sobre o desenvolvimento e funcionamento da Inteligência Artificial aplicadas à saúde. Demonstrou diversos casos de sucesso de ferramentas desenvolvidas na Paraíba, valorizando, inclusive, a postura de órgãos públicos municipais, estaduais e federais que vêm, cada vez mais, buscando soluções tecnológicas visando a melhora da gestão pública e o atendimento à população.

O primeiro TCE Talk se encerrou com uma mesa redonda onde o público presente pode tirar todas as dúvidas com os especialistas e ampliar o debate para as diferentes realidades dos gestores municipais e estaduais presentes. Estão previstas um total de 12 edições do TCE Talk, que serão realizadas ao longo de 2020 em datas ainda a serem definidas, sempre no Espaço Cidadania Digital do TCE-PB.

Ascom/ TCE-PB

( 13/02/2020)

Rafael Massoni