Por Edição: Fábia Carolino

Os assessores de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil discutiram,  por meio de  videoconferência, nesta quinta-feira (28), formas de unificar as informações produzidas em cada Estado, a fim de otimizar a divulgação nacional de ações realizadas pelas Cortes. A reunião, que durou mais de 3h30, foi coordenada pelo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB).

 “Nenhum sistema produziu tanto como o dos Tribunais de Contas do Brasil, que se reposicionaram com um olhar atento, mas sem perder a função pedagógica de orientar os gestores na difícil missão de gerir suas administrações em um momento como este. Hoje, além das grandes emissoras, as redes sociais ganharam poder, e precisamos fazer bom uso dessas mídias.”

No encontro, o jornalista e advogado, Marco Antônio Sabino, foi apresentado como coordenador das ações a serem implementadas pela Rede de Comunicação. Com experiências nacional e internacional em grandes emissoras e na área de assessoria institucional, Marco Sabino falou sobre medidas eficazes de unificação e expansão das informações produzidas pelas Assessorias dos Tribunais de Contas brasileiros.

Sobre a incumbência de gerir o novo Comitê de Comunicação, a ser formado com representantes de todas as regiões, de forma rotativa, Sabino é otimista. “Vamos unir forças para que as notícias tenham repercussão nacional. Vejo uma oportunidade pela frente. A comunicação é complexa, não depende só dos assessores, mas tenho certeza que vamos encontrar o melhor caminho, da forma mais adequada”. 

O encontro contou com a presença simultânea de 70 participantes, entre conselheiros e assessores dos Tribunais de Contas brasileiros estaduais, municipais, do Distrito Federal e da União. Mais da metade dos participantes se posicionou dando sugestões de melhorias. Todas as considerações serão compiladas e farão parte das estratégias do Comitê.

Conselheiro Fábio Nogueira encerrou o encontro virtual, agradecendo a colaboração dos presidentes dos Tribunais de Contas e o compromisso dos Assessores de Comunicação, destacando que “a transparência é fundamental nesse processo transformador”.

Participaram da reunião os conselheiros Joaquim de Castro (TCM-GO), presidente do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC); o conselheiro Cezar Colares, (TCM-PA), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom); Conselheiro Cezar Miola, do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Brabosa (CTE-IRB); o conselheiro presidente Severiano Costandrade (TCE-TO); o conselheiro corregedor Gilberto Jales (TCE-RN); o conselheiro presidente Paulo Curi (TCE-RO); o conselheiro Wanderley Ávila (TCE-MG); a conselheira substituta do TCE-GO, Heloísa Helena Godinho, da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos TCs (Audicon).

Ascom/TCE-PB

(29/05/2020)