O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras (Ibraop) irá realizar o “Seminário de Auditoria em Saneamento Básico” no dia 11 de fevereiro, na sede do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa. O evento, que acontece entre diversas reuniões de trabalho dos diretores, conselheiros e colaboradores do Ibraop, é gratuito e aberto aos auditores de controle externo dos Tribunais de Contas de todo o Brasil.
O dia 10 de fevereiro será dedicado à elaboração do Plano de Atividades para o Biênio 2025-2026. Esta reunião anual, restrita aos membros da Diretoria Executiva (Diex) e do Conselho Deliberativo (Condel), é essencial para definir as ações prioritárias e o orçamento previsto para cada ano dessa gestão.
O seminário ocorrerá no dia 11, reunindo não só os conselheiros e diretores do Ibraop, como os membros do GT de Saneamento Básico e todos os auditores de controle externo do país que queiram e possam participar. O objetivo é analisar todas as contribuições de melhorias apresentadas para os cinco procedimentos de auditoria, que estarão em consulta pública até 3 de fevereiro. Ao final do evento, será divulgada a versão final das normas.
Clique AQUI, veja os procedimentos que estão em consulta pública e dê a sua contribuição!
De acordo com a presidente Adriana Portugal, essa é a contribuição do Ibraop para o aprimoramento técnico das auditorias em saneamento básico: “O resultado desse trabalho poderá induzir práticas mais eficientes nos Tribunais de Contas, trazendo, assim, benefícios significativos para a sociedade”, concluiu.
As reuniões dos dias 12 e 13 de fevereiro serão limitadas ao GT de Saneamento Básico. Paralelamente, os membros do Conselho Consultivo também se reunirão para finalizar a produção do livro comemorativo dos 25 anos do Instituto: “Contos Singulares da História do Ibraop”.
Programação do “Seminário de Auditoria em Saneamento Básico” – A programação do “Seminário de Auditoria em Saneamento Básico” está fechada! Isso porque o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras (Ibraop) convidou dois especialistas no assunto para debater, junto aos participantes do evento, os cinco novos procedimentos de auditoria que serão apresentados. O seminário será realizado no dia 11 de fevereiro, na sede do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa.
Trata-se do analista de regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE), Alceu de Castro Galvão Júnior, e do presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Sanitaristas da Paraíba (ABES), José Dantas de Lima.
Alceu de Castro é engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atuou, de 1992 a 2001, na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. É autor de diversos artigos científicos e livros técnicos de grande impacto com Editoras Nacional e Internacional.
Já José Dantas é engenheiro civil pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande e doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor de pós-graduação do Centro Universitário de Joao Pessoa (UNIPE) e possui experiência em áreas diversas da Engenharia Sanitária.
Inscreva-se agora mesmo AQUI!
Programação completa do evento:
9h às 10h: Apresentação dos Procedimentos de Auditoria em Saneamento:
- PROC-IBR-SAN-100-2024, com Valéria Cristina Gonzaga (TCE-MG);
PROC-IBR-SAN-110-2024, com Lygia Maria Sarlo Wilken (TCE-ES);
PROC-IBR-SAN-120-2024, com Narda Consuelo Vitório Neiva Silva (TCE-MT);
PROC-IBR-SAN-130-2024, com João César Bezerra de Menezes (TCE-PB);
PROC-IBR-SAN-140-2024, com Paulo Henrique Cavalcanti (TCE-PE).
10h às 12h: Apresentações sobre os procedimentos de especialistas convidados:
- Alceu de Castro Galvão Júnior, da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE)
José Dantas de Lima, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Sanitaristas da Paraíba (ABES);
12h às 12h30: Debate geral
12h30 às 14h30: Intervalo para o almoço
14h30 às 17h30: Discussão Interna sobre os procedimentos, com o facilitador Dener Alves de Souza (TCE-TO).