O auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal de Contas do Estado, ficou pequeno para acomodar as pessoas que estiveram presentes à posse do conselheiro Fábio Túlio Nogueira na presidência do TCE-PB, ocorrida no final da tarde dessa sexta-feira (10). A solenidade, que contou com o prestígio das principais instituições do Estado, entre familiares e amigos, ganhou um componente a mais com a participação de importantes líderes paraibanos e autoridades no cenário nacional.
– Fábio Nogueira é um irmão, conterrâneo competente, com quem convivo há muito tempo e sei que fará mais um brilhante trabalho à frente do TCE, a exemplo do que já fez em outras oportunidades, inclusive quando foi presidente da Atricon – Associação Nacional dos Tribunais de Contas – disse o ministro Vital do Rêgo Filho, presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, ao assegurar que pretende fazer parcerias com o TCE da Paraíba, visando ampliar a proximidade com os cidadãos e fortalecer a transparência e o controle externo em benefício da sociedade.
Ao lado do presidente Vital Filho, estiveram presentes, também, os ministros do TCU, Augusto Nardes e Benjamim Zymler, que manifestaram êxito ao novo presidente da Corte Paraibana, reiterando o desejo de ampliar a relação entre as cortes de contas com o propósito de aperfeiçoar o diálogo com os gestores públicos, posição que também foi reforçada pelo atual presidente da Atricon, conselheiro Edílson de Sousa Silva (TCE/RO), ao enfatizar a liderança do conselheiro Fábio Nogueira. “Temos certeza de que com a experiência nos cargos que já exerceu, sua sabedoria, sua maturidade e seu intelecto serão motivos para uma extraordinária administração, dando sequência ao legado deixado pelo presidente Nominando Diniz”.
– Fábio Nogueira é carismático, competente e habilidoso”, pontuou o ex-presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE/RS), lembrando que o novo presidente fará um trabalho administrativo muito importante, não só para o TCE da Paraíba, mas para o País, porque vai alavancar tudo aquilo de bom que já se faz no Estado. “Aliás a Paraíba, em muitos aspectos, é uma inspiração para o nosso sistema tribunais de contas”.
. “É um líder nato, e isso se confirma, levando-se em conta sua primeira gestão à frente do TCE-PB, e no trabalho exercido na presidência da Atricon, oportunidade em que fortaleceu o sistema Tribunal de Contas, em especial, no incentivo ao diálogo com os gestores públicos”. A avaliação foi feita pelo presidente do Instituto Rui Barbosa – IRB (braço acadêmico do sistema tribunal de contas), conselheiro Edilberto Carlos Pontes (TCE/CE)
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, avaliou que o Tribunal de Contas da Paraíba está na vanguarda, em especial no diálogo com os gestores públicos, e por isso, pela experiência adquirida pelo conselheiro Fábio Nogueira em sua trajetória de quase 20 anos na Corte, saberá conduzir com eficiência os avanços alcançados. “Fica aqui meu reconhecimento à gestão de Nominando Diniz, confiante de que o novo presidente, vai dar continuidade ao trabalho, avançando naquilo que pode ser alcançado, principalmente na área de orientação e incentivo à tecnologia, para que os gestores municipais possam cumprir o seu papel de preservar e ter cuidado com o uso dos recursos da sociedade”.
O procurador geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE, Marcílio Toscano da Franca, lembrou que o conselheiro Fábio Nogueira tem todas as credenciais para exercer um excelente trabalho na Presidência. “Já mostrou competência técnica, liderança demonstrada nos cargos que exerceu a nível nacional e local, por isso, temos a certeza de que fará uma grande gestão à frente do Tribunal”. Da mesma forma, entende a Chefe da Defensoria Pública do Estado, Madalena Abrantes, que enfatizou o bom trabalho exercido pelo ex-presidente Nominando Diniz. “Com certeza o novo presidente dará continuidade ao trabalho realizado e imprimirá novas ações como sua competência já demonstrou em outras oportunidades”, concluiu.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PB, advogado Harrison Targino, disse que a posse do conselheiro Fábio Nogueira na presidência do TCE é mais um passo da Corte de Contas para um futuro promissor e de mais eficiência no controle dos gastos públicos, conforme já tem demonstrado, e certamente, esta gestão vai aprofundar conquistas e inovar sempre com os recursos tecnológicos e no apoio pedagógico aos gestores públicos, sempre buscando mais transparência e eficiência e nos resultados favoráveis à sociedade.
Galeria de fotos e discurso do conselheiro Fábio Nogueira: https://bio.site/possetcepb
Vídeo da transmissão da Posse https://www.youtube.com/live/Ddcgj6IHZ5A?si=oN4qiaEV6C5Mv6qy