Por Edição: Fábia Carolino
“Noite de Princesa” foi o tema da primeira edição do programa “Raízes Paraibanas”, que aconteceu na última sexta-feira (22), no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE-PB. Foram várias apresentações culturais do município de Princesa Isabel, que trouxe para o palco atrações artísticas e culturais que exaltaram a riqueza das tradições e das manifestações que envolvem o rico acervo histórico e cultural daquele município.
Foi uma noite memorável – avaliou o conselheiro Nominando Diniz, ao ressaltar a riqueza cultural apresentada pelo município de Princesa Isabel. Conduzida pelo cerimonial popular de Marconi Araújo, a programação começou com as apresentações dos grupos Nova Geração, formado por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e Abolição, que trouxe um espetáculo musical, recheado de coreografias, danças regionais e figurino a caráter.
A programação seguiu com recital de poesia da Academia Princesense de Letras, musicais Samba de Trapo e forró Sertamos. Voz e violão de Antônio Delano e Damiãozinho. Arte cênica com a Companhia de Teatro Sound Clash e declamação de versos. Lançamento do livro “Versos Descascados”, da poetisa Rosilene Leonardo, além de homenagens (in memorian) a João Mandu Neto, Francisco Soares de Araújo (Canhoto da Paraíba), Manoel Marrocos Sobrinho, Rinaldo José da Silva e Paulo Mariano.
Raízes Paraibanas – O projeto “Raízes Paraibanas” tem como objetivo ressaltar as tradições e a cultura dos municípios paraibanos, conforme explicou o conselheiro Nominando Diniz, que foi o idealizador do programa, que passará a fazer parte do cronograma de atividades do Centro Cultural Ariano Suassuna. O próximo município a mostrar seu potencial cultural será Monte Horebe, que estará no palco nesta sexta-feira (29), a partir das 18h30. Nominando Diniz ressaltou que a cultura de cada município é um tesouro que precisa ser compartilhado, preservado e valorizado.
Na abertura do projeto, o presidente do TCE, Nominando Diniz, deu boas-vindas aos visitantes e enalteceu a iniciativa cultural da Corte, que nessa jornada contará com o apoio das prefeituras participantes e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura. A seu lado estiveram presentes o prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, e o secretário de cultura do Estado, Pedro Santos.
A “Noite de Princesa” contou com o prestígio de autoridades e personalidades do município de Princesa Isabel, entre elas, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito, o conselheiro André Carlo Torres Pontes e as procuradoras Sheyla Barreto Braga de Queiroz , Isabella Barbosa Marinho e do conselheiro aposentado, Luiz Nunes. O Programa Raízes Paraibanas, que tem a coordenação do diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho e sua equipe, é destinado à promoção de apresentações artísticas (musicais, poesia, literatura, teatro, etc.), tendo por centralidade a evidenciação do potencial cultural dos municípios interessados em tais atividades.
Ascom-TCE/PB
25.09.2023
Genésio de Sousa