O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) promove nesta sexta-feira (08), às 18h30, a 7ª edição do “Programa Raízes Paraibanas: TCE-PB preservando a cultura dos municípios”, que será destinada à cidade de Serra da Raiz, oportunidade em que haverá apresentações musicais, teatro, exposições, lançamentos de livros, gastronomia e artesanato local. O programa Raízes Paraibanas iniciou em 2023.                

Abrindo as edições de 2024,  “Noite de Serra da Raiz ” vai acontecer no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal de Contas. O TCE-PB traz a cultura dos municípios da Paraíba para João Pessoa.  

O projeto que conta com o apoio do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais, tem como objetivo ressaltar as tradições e a cultura dos municípios paraibanos, conforme explicou o presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, que foi o idealizador do programa, que passará a fazer parte do cronograma de atividades do Centro Cultural Ariano Suassuna. 

Nominando conta que a ideia surgiu quando fazia visitas às cidades do interior, em cursos de capacitação dos gestores, no programa ‘TCE Itinerante’. Ele aproveitava para conversar pessoalmente com prefeitos, vereadores e outros gestores públicos, como diretores de escolas municipais, mas notou que na recepção sempre havia apresentação de grupos de cultura popular. “Observei que havia um potencial artístico muito forte nessa cidades e que a Capital não conhecia. João Pessoa tem milhares de moradores que vieram do interior. Então pensei em trazer uma amostra desse rico acervo cultural para matar a saudade de quem há muito tempo não foi à sua terra natal, ao mesmo tempo em que mostrava que a cultura popular resistia pelo interior paraibano”, disse.  

O Programa Raízes Paraibanas, que tem a coordenação do diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho e sua equipe, é destinado à promoção de apresentações artísticas (musicais, poesia, literatura, teatro, etc.), tendo por centralidade a evidenciação do potencial cultural dos municípios interessados em tais atividades. O cerimonial poético será conduzido pelo poeta Marconi Araújo.

Ascom/TCE-PB

07/03/2024

Fábia Carolino