Democratizar o acesso ao serviço público, aproximando a sociedade em ações de cidadania. Esse o objetivo do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), que aconteceu  na  quinta e sexta-feira (4 e 5/7), em Vitória, no Espírito Santo (ES). 

O evento recebeu um público superior a 400 participantes e contou com a presença de representantes do Tribunal de Contas da Paraíba.  

Nesta segunda edição, o encontro teve como tema central o “Papel da Comunicação Pública na Defesa da Democracia”. A terceira edição do evento acontecerá no Rio de Janeiro, em 2025.  

A assessora-chefe de Comunicação Social do Tribunal de Contas da Paraíba, jornalista Fábia Carolino e a jornalista Ridismar Moraes, assessora de gabinete do vice-presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, participaram  desses dois dias de capacitações e compartilhamento de informações, visando o fomento ao conhecimento e ao diálogo. O chefe de gabinete do MP de Contas, André Luiz , também esteve presente no evento.   

“O Congresso das assessorias de comunicação é importante para promover o aprendizado, networking, atualização profissional e fortalecimento da comunicação dos Tribunais de Contas. Foi inspirador e motivador”, destacou a jornalista Fábia Carolino. 

A  programação constou com painéis, palestras e oficinas, abordando temas como o uso de linguagem simples, estratégias de conteúdo para redes sociais e o uso de ferramentas de inteligência artificial para otimizar as atividades desenvolvidas pelas unidades de comunicação. 

PROJETO COMUNICA – Na sexta-feira(05), foi apresentado a conclusão das atividades do projeto Comunica Atricon. Na oportunidade, foram  apresentados os resultados alcançados pela iniciativa, voltada ao fortalecimento das assessorias de comunicação dos órgãos de controle. O Comunica, promovido pela Atricon em conjunto com a FSB Comunicação e custeado com recursos do BID, teve a adesão de 29 Tribunais de Contas.

Participaram  do painel, as estrategistas digitais da FSB, Daniela Pereira e Dominique Thomaz, o presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva, o vice-presidente da entidade e coordenador do projeto, Cezar Miola, e a coordenadora-executiva, Priscila Oliveira.

Iniciado em janeiro de 2024, o projeto passou por três etapas: diagnóstico das assessorias de comunicação com a realização de pesquisa e de imersões individualizadas, treinamentos e oferta de estratégias de comunicação aos participantes.  

Durante abertura do evento, Edilson Silva (TCE-RO), presidente da Atricon, lembrou o comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, ao dizer que “quem não se comunica se trumbica!” Para ele, é vital mudar a cultura histórica dos Tribunais de Contas de não se comunicarem, e destacou o papel das redes sociais e da linguagem acessível para quem está do outro lado dos celulares. “Temos os melhores corpos técnicos e somos repositórios de informações. Precisamos nos juntar e replicar o trabalho de todos os nossos tribunais nas nossas mídias e portais”, enfatizou.

Segundo ele, “num mundo de falsas notícias, é necessário levar informações verdadeiras e de qualidade para a população”. E aproveitou para agradecer a todos a participação na segunda edição do Congresso de Comunicação, ressaltando que “vivemos um momento delicado e, por isso, o tema central do evento não poderia ser mais oportuno. 

O Congresso contou com o apoio do Programa de Combate à Desinformação (PCD), do Supremo Tribunal Federal (STF), dentre outros. O II CNCTC é uma realização do TCE Espírito Santo (TCE-ES), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

Ascom/TCE-PB

05/07/2024

Fábia Carolino