As redes sociais do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) foram citadas como ”cases de sucesso”, na apresentação dos resultados do Projeto Comunica, ao final do 2º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, que aconteceu entre os dias 4 e 5 de julho, em Vitória (ES).
A avaliação foi feita pelos estrategistas digitais da FSB Comunicação, empresa responsável pelo Projeto, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que visa fortalecer as assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas.
Na apresentação do Instagram do TCE-PB, por exemplo, os estrategistas citaram os vídeos curtos “bem produzidos e com ótimo engajamento”, na divulgação do Projeto Raízes Paraibanas, que teve início na gestão do conselheiro Nominando Diniz. O projeto Comunica destacou a “Noite de Juru”, no dia 24 de maio deste ano, no Raízes Paraibanas, onde observaram o perfil “humanizado com captações de pessoas reais e diversas”, possibilitando “uma imersão maior na atividade concreta do Tribunal”, permitindo a aproximação coma sociedade civil, com ótima captação e produção” dos vídeos.
O perfil do Instagram também foi avaliado nas conclusões do relatório do Projeto Comunica. “O perfil do Instagram é bem completo e possui uma variedade de formatos nos posts (arte, reels, carrossel)”, enfatiza documento. É cita ainda o bom uso da collab (publicações nos feeds ou reels em colaboração entre dois ou mais perfis do Instagram, em parcerias estratégicas). O Instagram é uma das plataformas de redes sociais mais populares, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Isso oferece uma grande oportunidade para alcançar um público diversificado e engajado.
O canal do YouTube (TV TCE-PB) também recebeu uma ótima avaliação quando mostra as coberturas dos eventos com qualidade de captação e edição de vídeos, aproximando pautas técnicas por uma linguagem mais dinâmica e didática. Como exemplo, a FSB Comunicação cita a palestra promovida pelo TCE-PB, em Campina Grande, com Cristiana Fortini, sobre “Cautelas e Limites para Contratação Temporária de Pessoal”. O outro vídeo citado foi o da cobertura do 6º Congresso Nacional de Auditores de Controle Externo, realizado em agosto de 2023, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna.
O documento do Projeto Comunica destaca que o canal do TCE-PB no YouTube tem “ótimo número de inscritos (2,8 mil na semana do congresso), ótima edição, captação e uso de porta-vozes em alguns vídeos”. O canal não é apenas “um repositório de sessões plenárias, trabalhando a postagens de alguns bons conteúdos de cobertura de eventos”. O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo e a segunda rede social mais acessada do Brasil. Permite o uso de vídeos de longa e curta duração, transmissões ao vivo e playlists para criar conteúdos audiovisuais que capturam a atenção e facilitam o engajamento com o público.
O 2º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, em Vitória, teve a participação de 200 profissionais de comunicação de 29 órgãos de controle. O TCE-PB foi representado pela assessora-chefe de Comunicação, a jornalista Fábia Carolino, e pela jornalista Ridismar Morais. É a Ascom a responsável pelas redes sociais do Tribunal de Contas do Estado.
PROJETO COMUNICA – O Projeto Comunica buscou oferecer treinamentos para que os profissionais de comunicação, que atuam como uma ponte entre os órgãos de controle e a população, para que possam ter mais subsídios para elevar o grau de conhecimento do cidadão a respeito do Estado e do funcionamento das instituições públicas.
Iniciado em janeiro de 2024, o projeto Comunica passou por três fases: diagnóstico das assessorias de comunicação, treinamentos especializados e implementação de estratégias de comunicação. As capacitações abordaram os temas “Força das Comunidades”, “Linguagem Simples”, “LinkedIn: Modo de Usar”, “Governança Ambiental, Social e Corporativa” e “Gerenciamento de Crises”.
Ascom/TCE-PB
(17/07/2024)
Fábia Carolino