Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Página Inicial > Notícias > TCE recebe exposição “Castelo de Bonecas” coordenada pela Vara de Execuções Penais

Notícias

TCE recebe exposição “Castelo de Bonecas” coordenada pela Vara de Execuções Penais

Por Fábia Carolino

O Tribunal de Contas da Paraíba abriga, até a próxima quarta-feira (25), a Exposição “Castelo de Bonecas”, projeto de ressocialização coordenado pela juíza Andrea Arcoverde Cavalcanti, da Vara de Execuções Penais de João Pessoa. Trata-se de iniciativa com acervo decorrente do trabalho de mulheres internas no Presídio Júlia Maranhão, em favor do aprendizado profissional e da remissão de penas.

 A exposição, aberta na manhã desta sexta-feira (20), teve as apresentações do Coral de Servidores do TCE e do Coral “Vozes Passageiras”, formado por reeducandas do Presídio Feminino. Em seu pronunciamento, o conselheiro André Carlo Torres Pontes, ofereceu a chance da parceria permanente do Tribunal por ele presidido com esse projeto de reinserção social. A ideia é dispor ambiente do Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao Tribunal à mostra do artesanato produzido no Júlia Maranhão.

 Um momento tocante da solenidade de abertura da Exposição “Castelo de Bonecas” foi a homenagem à juíza Andrea Cavalcanti, ex-estagiária do Tribunal de Contas. “Ela foi primeira em tudo. Primeira colocada no concurso público para admissão de estagiários e a primeira contratada”, lembrou o presidente André Carlo. Em seguida, chamou a atenção da plateia para a exibição, em telão da Sala de Sessões da Corte, de certificados e fotos atinentes à passagem da amiga pelo TCE.

 Em sua fala, a juíza Andrea Cavalcanti – que também recebeu flores entregues, em nome da antiga Casa, pela atual estagiária Jordanna da Rocha Pereira – descreveu a origem e o propósito da exposição de bonecas, como fator de inserção social das internas do Presídio Feminino. Contou, ainda, da importância do estágio no TCE para a própria formação profissional.

 Sua presente atuação foi referida nos discursos da diretora do Presídio, Mirtes Daniela da Silva, e da presidente da Associação das Esposas dos Magistrados Paraibanos (Aemp), Ana Lúcia Alencar, como marco na história do programa de ressocialização de mulheres submetidas a penas de reclusão na Paraíba. A presidente da Aemp também agradeceu pela acolhida e a parceria do TCE a esse projeto.

 A solenidade atraiu ao plenário Ministro João Agripino Filho o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (desembargador Joás de Brito Pereira Filho), o conselheiro Fernando Catão (representante do corpo de membros do TCE), a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti e a procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz (do Ministério Público de Contas). Ainda o dirigente da Rede Paraíba de Comunicações, Eduardo Carlos.

 

Ascom/TCE-PB

20 04 18.

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe,

João Pessoa/PB - CEP: 58.015-190

Telefone:(83) 3208.3300 - Telefax:(83) 3208.3364

Horário de expediente: de segunda à sexta-feira das 07h às 17h e sextas de 7h às 13h

Público externo: de segunda à sexta de 7h às 13h

Veja a Localização no Google Maps