Página Inicial > Notícias > TCE-PB reforça fiscalização dos Portais de Transparência e emite mais sete alertas

Por Ascom/TCE-PB

arte alertas.png

No Diário Oficial Eletrônico (DOE), edição desta segunda-feira (28) foram publicados mais sete alertas, todos eles tratando de problemas com as ferramentas de transparência de municípios paraibanos. Os alertas foram emitidos para os seguintes municípios: Algodão de Jandaíra, Cubati, Olivêdos, Frei Martinho, Assunção, Catolé do Rocha e Taperoá. Falta de informações sobre receita e despesas, não disponibilização de instrumentos orçamentários, informações sobre contratos e licitação desatualizadas ou inacessíveis, ou até Portais fora do ar, foram alguns dos problemas apontados.

O monitoramento é resultado da aplicação da mais nova ferramenta digital do TCE-PB: a robô Turmalina. Trata-se de um software desenvolvido com Inteligência Artificial que analisa, diariamente, todos os Portais Transparência de órgãos estaduais e municipais, verificando a funcionalidade do site e se todas as informações exigidas por lei estão disponíveis para consulta. Um reforço substancial para o trabalho da auditoria.

A robô Turmalina está disponível para acesso de todos os cidadãos por meio do endereço turmalina.tce.pb.gov.br, e na edição do DOE onde estão publicados os alertas tce.pb.gov.br, e também pelo aplicativo ‘Nosso TCE-PB’ (disponível para Android e IOS).

Ascom/TCE-PB

(28/01/2019)