Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Página Inicial > Notícias > TCE-PB recebe visita de estudantes em parceria com a Câmara Municipal de João Pessoa

Notícias

TCE-PB recebe visita de estudantes em parceria com a Câmara Municipal de João Pessoa

Por Ascom/TCE-PB

Alunos de graduação e pós-graduação de quatro universidades e faculdades do Estado (UFPB, UNIPÊ, FPB e Estácio de Sá) tiveram a oportunidade, nesta quarta-feira (08), de visitar o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e conhecer um pouco mais sobre a atividade de Controle Externo.

O intercâmbio é fruto de parceria entre o TCE-PB e a Câmara Municipal de João Pessoa. Os estudantes fazem parte do Programa Estágio-Visita Aprendiz de Vereador, onde vivenciam as rotinas de um gabinete parlamentar durante período de três semanas. A visita ao Tribunal amplia o escopo de conhecimento dos jovens, mostrando o trabalho de fiscalização das contas públicas.

A iniciativa da Escola Legislativa da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi valorizada pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio Alves Viana. “Parabenizo a Câmara por proporcionar a estes jovens o conhecimento dos meandros da gestão pública e reitero que o Tribunal de Contas está de portas abertas para contribuir sempre neste sentido”, disse ao receber os estagiários no Espaço Cidadania Digital, local escolhido para as atividades.

O conselheiro André Carlo Torres Pontes abriu as apresentações, mostrando a vocação vanguardista da Corte de Contas paraibana no desenvolvimento de ferramentas de Controle e na Transparência Pública. “O TCE-PB foi primeiro do Brasil a ter uma página eletrônica com dados de gestão pública – desde 2003 – e o primeiro, também, a divulgar as remunerações de todos os servidores do estado”, afirmou.

O auditor de contas públicas Lisandro Moreira Pita seguiu a programação da manhã e apresentou as principais ferramentas digitais desenvolvidas pelo Tribunal em parceria com universidades do Estado – Sagres, Painéis de Acompanhamento, Tramita, Aplicativo Nosso TCE-PB, GEO-PB e a robô Turmalina. Fechando a visita, o auditor Ênio Norat, coordenador da Ouvidoria, falou sobre a importância do setor para o controle social e desenvolvimento da cidadania.

 

Ascom/TCE-PB

(08/05/2019)

Rafael Massoni

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe,

João Pessoa/PB - CEP: 58.015-190

Telefone:(83) 3208.3300 - Telefax:(83) 3208.3364

Horário de expediente: de segunda à sexta-feira das 07h às 17h e sextas de 7h às 13h

Público externo: de segunda à sexta de 7h às 13h

Veja a Localização no Google Maps