Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Página Inicial > Notícias > TCE-PB recebe estudantes do curso de Gestão Pública da UFPB

Notícias

TCE-PB recebe estudantes do curso de Gestão Pública da UFPB

Por Ascom/TCE-PB

Estudantes TCE.JPG

Em mais uma Visita Técnica coordenada pela Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (ECOSIL), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) recebeu, nesta quarta-feira (11) alunos do curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A turma da disciplina de Contabilidade Pública, e seu professor, Geraldo Magela de Andrade, foram saudados pelo conselheiro presidente Arnóbio Alves Viana, e pelos demais membros da corte, no Auditório Ministro João Agripino, onde acompanharam o julgamento do processo nº. 04708/15, relativo às contas da Prefeitura de Pitimbu, durante Sessão do Tribunal Pleno.

Estudantes TCE.JPG

Os alunos, em seguida, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Cultural Ariano Suassuna, entre elas o Espaço Cidadania Digital que tem coordenação do auditor de contas públicas, André Agra. O Espaço é um projeto desenvolvido pelo TCE-PB e que tem como objetivo o desenvolvimento de ideias e experimentos em favor do controle social dos atos e gastos públicos, e também contribuir com o aprimoramento, expansão e difusão das ferramentas tecnológicas do TCE dispostas ao público.

Estudantes TCE 2.JPG

Exatamente estas ferramentas tecnológicas foram o tema da palestra apresentada pelo auditor de contas públicas Lisandro Moreira Pita. Sagres, Painéis de Acompanhamento, sistema Tramita, o aplicativo Nosso TCE-PB, GEO-PB e a robô Turmalina foram demonstradas aos estudantes com detalhes, destacando-se o fato de todas estarem disponíveis para consulta por qualquer cidadão.

O coordenador da ouvidoria do Tribunal, auditor Enio Martins Norat, fez uma apresentação sobre o funcionamento do setor que administra, sua importância para a fiscalização da aplicação dos recursos públicos, exercício da cidadania e canais de comunicação disponíveis.

A iniciativa das Visitas Técnicas ao TCE-PB tem o intuito de contribuir com a formação dos estudantes ao oferecer a oportunidade do contato deles com a prática do Controle Externo, fortalecendo conhecimentos jurídicos, contábeis e de gestão pública, como um todo. Além de reforçar os esforços de transparência, ao aproximar o cidadão do dia-a-dia do Tribunal.

 

 

Ascom/TCE-PB

11/09/2019

 

(Rafael Massoni)

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe,

João Pessoa/PB - CEP: 58.015-190

Telefone:(83) 3208.3300 - Telefax:(83) 3208.3364

Horário de expediente: de segunda à sexta-feira das 07h às 17h e sextas de 7h às 13h

Público externo: de segunda à sexta de 7h às 13h

Veja a Localização no Google Maps