Página Inicial > Notícias > TCE-PB lança Espaço Cidadania Digital para estimular controle social das gestões públicas

Por Fábia Carolino

EFN_4819.JPG

Na segunda edição do ‘Café com Dados’, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes, apresentou, nesta terça-feira (11), aos profissionais de imprensa, o ‘Espaço Cidadania Digital’. A sala reúne terminais de computadores e painéis que expõem plataformas, ferramentas e aplicativos que permitem ao cidadão o acompanhamento e a fiscalização da gestão pública em tempo real.

EFN_4793.JPG

Entre as novidades apresentadas pelo conselheiro André Carlo Torres, os jornalistas conheceram e experimentaram a plataforma de “Obras 4D”, que permite o uso da realidade aumentada para fortalecer e  estimular a fiscalização dos recursos públicos e controle social.  Também foi apresentada a mais nova versão do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade. O Sagres 5.0 é uma alusão aos 50 anos de existência do TCE.

Em sua exposição, ele enfatizou o aplicativo VOCÊ (Voluntários do Controle Externo), que pode ser acessado pelo celular para consulta online. O VOCÊ foi lançado em 2007, pelo conselheiro Arnobio Viana, então presidente do TCE, e ganhou uma versão atualizada, tanto para plataformas iOS como para Android. Nesta fase digital, os participantes poderão anexar vídeos, fotos e áudios.

O presidente do TCE-PB destacou que o ‘Espaço da Cidadania Digital’ é um projeto que tem por objetivo o desenvolvimento de ideias e experimentos em favor do controle social dos atos e gastos públicos. André Carlo lembrou que o propósito do projeto é contribuir no aprimoramento, expansão e difusão de programas e ferramentas digitais para estimular o controle social. O espaço foi desenvolvido em parceria com a UFPB e UFCG.

O Tribunal de Contas do Estado já dispõe de um acervo tecnológico com ferramentas online, como os painéis ‘Despesômetro’ (que possibilita a verificação da marcha de gastos municipais em intervalo de minutos’), ‘Combustíveis’ (que avalia e compara gastos nesse item pelas gestões públicas), ‘Obras’ (para consultas populares sobre gastos com obras públicas), ‘Medicamentos’ (que compara gastos com remédios nas gestões públicas) e o de ‘Acumulação de Vínculos Públicos’, que foi apresentado em sua versão completamente atualizada.

Outra novidade para os visitantes foi a ‘Turmalina’, uma robô empregado na avaliação dos portais de transparências dos municípios paraibanos.

O conselheiro André Carlo informou a todos sobre a inauguração formal, na próxima quinta-feira (13), do Espaço Cidadania Digital. Ele já definiu este novo ambiente como “um laboratório de criatividade digital”. O projeto funciona com estagiários dos Cursos de Informática e Direito do Centro Universitário de João Pessoa, enquanto o TCE dá andamento a outras parcerias com a Universidade Federal de Campina Grande e a Uninassau.

Nesse ambiente digital criado pelo TCE-PB, também é possível acompanhar iniciativas voltadas para o aprimoramento dos Indicadores do Desempenho dos Gastos Públicos em Educação (IDGPB) do Sistema de Georreferenciamento de Obras Públicas (GeoPB).

No ‘2º Café com Dados’, iniciativa da Assessoria a de Comunicação do TCE-PB, o presidente André Carlo aproveitou para agradecer a parceria com a imprensa paraibana, ao longo dos últimos dois anos, em benefício da sociedade.  Ele ressaltou a importância dos profissionais conhecerem o uso de todas as ferramentas e plataformas, para que suas informações sejam assentadas na base de dados do Tribunal de Contas, uma das maiores e mais completas entre todas as cortes de contas do país.

EFN_4847.JPG

Ascom/TCE-PB