Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Página Inicial > Notícias > TCE-PB celebra Dia da Mulher com palestras da desembargadora Fátima Bezerra e nutricionista Érika Nóbrega

Notícias

TCE-PB celebra Dia da Mulher com palestras da desembargadora Fátima Bezerra e nutricionista Érika Nóbrega

Por Ascom/TCE-PB

EFN_0049.JPG

A passagem do Dia Internacional da Mulher – 8 de março - foi marcada esta sexta-feira, no Tribunal de Contas da Paraíba, por palestra, seguida de debate, sobre a “Multiplicidade Feminina”, tema exposto pela desembargadora Fátima Bezerra e a nutricionista Érika Nóbrega, recepcionadas, na ocasião, pelo presidente da Corte, conselheiro Arnóbio Viana.

A programação incluiu, também, sorteio de brindes e uma exposição literária, instalada no hall do plenário ministro João Agripino Filho, onde foram dispostas publicações temáticas pertencentes à biblioteca do TCE-PB.

Com mediação da procuradora do Ministério Público de Contas, Sheila Barreto, o tema escolhido serviu de base para as palestrantes abordarem as lutas e conquistas das mulheres na vida pessoal, na família e no campo profissional, antes e depois de a data comemorativa haver sido oficializada em 1975, pela Organização das Nações Unidas.

Para demonstrar a dura realidade do cotidiano da imensa maioria das mulheres e, ao mesmo, a capacidade que elas têm, pela sensibilidade inerente, de superar obstáculos, crescer e ocupar funções de destaque na sociedade e nas esferas de poder, a desembargadora citou a poetisa goiana Cora Coralina (* 20/08/1889 + 10/04/1985) : “Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma”.

E exemplificou trajetórias de ascensões na magistratura, como as de Eliana Calmon – a primeira ministra no Superior Tribunal de Justiça -, Laurita Vaz – primeira ministra a presidir o STJ -, e Ellen Gracie e Carmem Lúcia,  ministras do Supremo Tribunal Federal.

Fez, em seguida, um breve resumo de sua vida pessoal, da época em que se dedicou aos estudos até prestar concurso para ingressar na magistratura, em 1984, atuando inicialmente na comarca de Pilões, depois Guarabira, Rio Tinto, Bayeux e Campina Grande. Chegou ao cargo de desembargadora em 2002, sendo a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça da Paraíba.

A nutricionista Érika Nóbrega também falou de sua trajetória acadêmica e a experiência profissional que a levaram a conciliar estudos e trabalho com cuidados com a família, especialmente durante muitos anos em que tempo necessitou viajar, com freqüência, por vários estados do país.

Ela enumerou as múltiplas atividades que as mulheres desenvolvem, principalmente em casa e na educação dos filhos, mas observou que mesmo assim é necessário encontrar tempo para que cuidem de si próprias- “do corpo e da mente” – por meio de maior atenção com uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Além de palestrante, graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e mestra em Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição UFPB (2000), ela é professora universitária da UNIPE.

 GALERIA DE FOTOS

 Ascom/ TCE-PB

08/03/2019

 

 

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe,

João Pessoa/PB - CEP: 58.015-190

Telefone:(83) 3208.3300 - Telefax:(83) 3208.3364

Horário de expediente: de segunda à sexta-feira das 07h às 17h e sextas de 7h às 13h

Público externo: de segunda à sexta de 7h às 13h

Veja a Localização no Google Maps