Página Inicial > Notícias > TCE e UFCG assinam convênio para controle e transparência de obras públicas

TCE e UFCG assinam convênio para controle e transparência de obras públicas

Parceria permitirá desenvolver sistemas na área de Tecnologia da Informação (TI) que auxiliem no controle social

Por Fábia Carolino

IMG_0382.JPG

A prestação de serviços técnicos especializados em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) de sistemas destinados à provisão de informação para auditores, gestores e para o controle social é objeto do convênio assinado, na manhã desta sexta-feira, dia 2, entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). Realizado na Reitoria da UFCG, o ato contou com a presença de pesquisadores e representantes das duas instituições.

Segundo o presidente do TCE, André Carlo Torres Pontes, a proposta é “desenvolver projetos na área de Tecnologia da Informação (TI), voltados à transparência e ao controle de obras públicas, para promover informação em quantidade e qualidade para a sociedade”.

O convênio atuará em duas linhas de pesquisa: Controle Social de Portais de Transparência e Acompanhamento e Análise de Obras Públicas. A primeira tem o objetivo de desenvolver um sistema de controle social contínuo dos portais de transparência das prefeituras no estado da Paraíba, utilizando a expertise técnico-científica em análise de dados dos pesquisadores do laboratório Analytics, da UFCG.

Já a segunda, visa auxiliar auditores, gestores e a sociedade em geral a acompanhar, discutir e tomar ações no sentido de melhorar a gestão da coisa pública. O prazo estabelecido para desenvolvimento dos projetos é de 17 meses, contados a partir da assinatura do convênio.

Para o reitor da UFCG, Vicemário Simões, a assinatura do convênio é mais uma ação da universidade voltada à população. “Esse é mais um desafio que a UFCG desenvolve para cumprir o seu papel de articular soluções e parcerias com o setor público destinadas à sociedade em geral”, destacou.

(Ascom UFCG e Ascom/TCE-PB)

02/02/2018