Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Página Inicial > Notícias > Gestores destacam que painéis ajudarão na pesquisa de preços e controle da validade de remédios

Notícias

Gestores destacam que painéis ajudarão na pesquisa de preços e controle da validade de remédios

Por Fábia Carolino

“Nos darão subsídios para maiores cuidados e controle na hora de comprar e receber e medicamentos, além de contribuir para agilizar processos de licitação”. A observação é do prefeito de Olho DÁgua, Genoilton Carvalho, ao destacar a importância, para os gestores e a sociedade, dos painéis de medicamentos e preços lançados nesta segunda-feira (18) pelo Tribunal de Contas da Paraíba.

Após assistir ao lançamento das ferramentas no Centro Cultural Ariano Suassuna, ele revelou que veio pessoalmente acompanhar a apresentação por reconhecer “a importância do trabalho desenvolvido pelo TCE em auxiliar os gestores com informações úteis, como agora nestes painéis”.

Para ele, muitas das falhas e deficiências identificadas na administração pública de forma geral “se devem à carência de informações e de orientação correta”. Daí, conforme acrescentou, o reconhecimento ao Tribunal por oferecer aos municípios “condições de buscarem comprar a preços mais justos, porque uma das mais dificuldades das administrações ainda é na hora de pesquisar preços de referência”.

Presentes ao lançamento, outros prefeitos e gestores de saúde de várias regiões do estado aprovaram, igualmente, a iniciativa pioneira do TCE paraibano em lançar o “Painel de Medicamentos” e o ‘Painel de Preços’.

“ Assisti, com toda atenção, as duas apresentações. E só posso parabenizar o Tribunal pelo trabalho de ordenar um volume tão grande de informações para nos orientar “, observou o prefeito Francisco Cirino da Silva, do município de Mão D´Água.

MAIS CUIDADO - Os painéis, para ele, “vão ser importantes para aumentar os cuidados e o zelo que os gestores, tanto municipais quanto estaduais, precisam ter ao lidar com a aplicação de recursos públicos”.

“Saio daqui resolvido a reunir todo nosso pessoal da área de saúde e certo de que, com essas orientações e esses importantes painéis, vamos conseguir organizar da melhor forma o recebimento e estoque de medicamentos no nosso município”, frisou o prefeito Francisco Dutra, de Brejo do Cruz.

Ele é também de opinião que os dados trabalhados e dispostos pelo Tribunal poderão ajudar os municípios a conseguir melhores preços na hora da compra de medicamentos. Segundo ele, as administrações enfrentam dificuldades desde o momento da pesquisa de preços de referência no mercado.

Para o secretário de Controle Interno de Araruna, Charles Matias Henrique, as novas ferramentas “são um reforço” ao trabalho de controle de recebimento de medicamentos feito pelos municípios. “Os painéis são de fácil acesso e manuseio. Vieram prá somar”, completou.

Já Juliana Pereira de Lima, presidente da Comissão de Licitação da Secretaria de Saúde de João Pessoa, considera que os dois painéis, além de fortalecer o controle de estoques e preços, vão subsidiar diretamente o trabalho dos servidores responsáveis pelos procedimentos licitatórios.

 

Ascom TCE-PB

18/06/2018

 

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe,

João Pessoa/PB - CEP: 58.015-190

Telefone:(83) 3208.3300 - Telefax:(83) 3208.3364

Horário de expediente: de segunda à sexta-feira das 07h às 17h e sextas de 7h às 13h

Público externo: de segunda à sexta de 7h às 13h

Veja a Localização no Google Maps