Página Inicial > Notícias > Escola de Contas do TCE inicia 5º Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública

Por Ascom/TCE-PB

Curso aperfeiçõamente TCE.JPG

Servidores das áreas de planejamento, assessoramento e controle da gestão de recursos, a maioria vinculada às Prefeituras, foram recebidos, na manhã desta quinta-feira (12), por dirigentes do Tribunal de Contas da Paraíba durante a abertura do Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública (CAAP), iniciativa em favor d a qualificação dos quadros técnicos municipais e estaduais.

Uma das saudações foi feita pelo presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana, por quem os participantes foram orientados a se tornarem agentes multiplicadores dos conhecimentos então obtidos.  O CAAP, agora em sua quinta edição, foi implementado durante o biênio 2007/2008, quando o Tribunal esteve sob o primeiro período de gestão do atual presidente.

Coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), em cujas dependências o curso é ministrado, o conselheiro Fernando Catão falou à mesma plateia sobre a necessidade do aprimoramento dos serviços governamentais prestados à sociedade. Todos ainda ouviram explanação também feita, neste sentido, pelo secretário executivo da Ecosil Carlos Aquino.

O 5º CAAP tem grade com onze módulos e somente será encerrado em maio de 2020. Até lá, os alunos terão recebido ensinamentos sobre “Redação Oficial”, “Administração Pública Gerencial”, “Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal”, “Instrumentos de Planejamento, Orçamento e Gestão”, “Licitações, Contratos e Convênios”, “Controle Social”, “Instrumentos de Controle Social”, “Gestão de Pessoal no Setor Público”, “Gestão de Pessoal no Setor Público – Aposentadorias e Pensões”, “Normatização do TCE” e “Controle Interno”.

A lista dos ministradores desses onze módulos, quase todos integrantes de quadros do próprio Tribunal, contém, sequencialmente, os nomes dos professores José Ferrari Neto, Antonio Gomes Vieira Filho, Luciano Farias, Manuel Antonio dos Santos Neto (do MP de Contas), Maria Zaíra Chagas Guerra Pontes, José Lusmá Felipe dos Santos, Sheyla Barreto Braga de Queiroz (do MP de Contas), Ed Wilson Fernandes de Santana, Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega, Eduardo Ferreira Albuquerque, Luciano Gomes Félix de Medeiros e Rossana Guerra Souza.

Ascom/TCE-PB

12 09 19.