O Conip, agora em sua quarta versão, inscreve-se como um dos principais eventos de informática e inovação na gestão pública do País. Promotor desses encontros o Itip tem-se dedicado, há 15 anos, a identificar e difundir, em âmbito nacional, as ações modelares nesse campo.

As experiências postas em prática pelo TCE – entre elas o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), a Tramitação Eletrônica de Processos e o Diário Eletrônico – chegaram ao conhecimento do Itip por meio de especialistas em áreas diversas convidados, em diferentes momentos, para conferências em João Pessoa.

“Fico feliz por ajudar o TC paraibano a ter ainda mais projeção nacional no maior evento sobre Tecnologia da Informação dos Tribunais brasileiros”, escreveu ao conselheiro Nominando Diniz o ex-presidente da Comissão de Tecnologia e Informação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Alexandre Atheniense, especialista na matéria.

Em agosto passado, ele foi o primeiro conferencista do programa de comemoração pelos 40 anos de fundação do Tribunal. Impressionou-se com aquilo que viu e assegurou à plateia que então superlotava a Sala de Sessões da Corte: “Pode-se gostar ou não. Mas a verdade é que estamos num caminho sem volta. O processo eletrônico é a verdadeira reforma do Judiciário”.
Segundo Alexandre Atheniense, o número de processos ativos em 92 Tribunais do País chega a 80 milhões, dos quais 3,3 milhões são processos digitais. Ele também dá conta de que há, pelo menos, em cada Unidade da Federação, uma Vara Judicial sem papel e dos 700 mil advogados inscritos na OAB 100 mil já dispõem de certificado digital.

Na sua visita ao TCE, não escondeu, porém, a preocupação: “As Faculdades de Direito ainda permanecem alheias às mudanças que não são coisas do futuro, mas, ao contrário, estão acontecendo hoje”, disse. No convite endereçado ao Tribunal de Contas da Paraíba, o coordenador geral do Itip Vagner Diniz sugeriu que a palestra do conselheiro Nominando Diniz ocorra em 1º de dezembro, às 10 horas, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, local do 4º Conip. A data foi, ontem mesmo, confirmada pelo presidente do TCE.