Página Inicial > Notícias > Autoridades destacam avanços do TCE e acreditam que nova gestão do Tribunal trará mais inovações

Por Ascom/TCE-PB

EFN_8313.JPG

O auditório Celso Furtado, equipado com quatrocentos lugares no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal de Contas do Estado, ficou pequeno para a quantidade de pessoas presentes à posse do conselheiro Arnóbio Alves Viana, no final da tarde desta sexta-feira (25). Entre as autoridades convidadas, afora, servidores, amigos e familiares, estiveram presentes o governador do Estado, João Azevedo; o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; de Campina Grande, Romero Rodrigues, o presidente da Assembléia Legislativa, Gervásio Maia e o presidente do Tribunal de Justiça, Joás de Brito Pereira.

O governador João Azevedo, após a solenidade, lembrou o bom relacionamento que tem o Governo com o Tribunal de Contas e a expectativa é de que a proximidade que existe hoje, no que tange à utilização das ferramentas de controle, permaneça e permita mais controle e transparência. “Nos mantemos o diálogo e estamos confiantes de que o TCE continue orientando os municípios e criando ferramentas que facilitem o controle da gestão pública”, disse o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, João Corujinha, destacou os novos métodos de controle adotados pelo Tribunal de Contas. Referiu-se especificamente ao Processo de Acompanhamento da Gestão, que acompanha os atos da administração em tempo real. Ressalta ele que já manifestou seu desejo de ampliar a proximidade da Câmara de João Pessoa ao TCE. “As orientações do TCE são fundamentais para uma boa gestão” disse.

“Nossa expectativa é manter parcerias com o Tribunal de Contas. O Órgão de controle tem muitas ferramentas que podem ajudar os órgãos e orientar os gestores públicos”, comentou o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, presidente eleito do Tribunal de Justiça da Paraíba. O magistrado enfatizou os avanços e as conquistas tecnológicas dos últimos anos, destacando a experiência do conselheiro Arnóbio Viana.

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, observou que a experiência de Arnóbio Viana como prefeito, e também como parlamentar na Assembléia Legislativa, são requisitos que o qualificam para fazer mais uma boa gestão à frente da Corte de Contas. “Arnóbio tem sensibilidade e saberá buscar os mecanismos orientadores e que podem ajudar os prefeitos no controle das contas públicas”.

AscomTCE – 25 01 2019

Genésio Souza Neto