Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Página Inicial > Notícias > André Carlo diz que ferramentas do TCE e trabalho de contadores ajudam na transparência da gestão

Notícias

André Carlo diz que ferramentas do TCE e trabalho de contadores ajudam na transparência da gestão

Presidente TCE.JPG

O conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado, André Carlo Torres Pontes, destacou nesta quarta-feira (8), em palestra no V Fórum de Prefeitos e Contadores da Paraíba, o quanto o sistema de acompanhamento da gestão em tempo real tem agilizado o trabalho da Corte, ampliado a transparência e ajudado os próprios administradores a gerir melhor a máquina pública.

O conselheiro fez as observações ao demonstrar para o público do evento, no Centro Cultural Ariano Suassuna, a evolução constante que tem feito o TCE paraibano seguir na vanguarda do controle externo brasileiro. Muitas de suas ferramentas tecnológicas continuam sendo requisitadas, com freqüência, por outras cortes congêneres, além de reconhecidas noutros fóruns de controle externo nacionais e internacionais.

Segundo ele, alertas emitidos pelo Tribunal e que contribuem para corrigir a tempo falhas e irregularidades pontuais, bem como painéis que servem não só ao acompanhamento das despesas, mas também identificam a necessidade e a eficiência de gastos com medicamentos e combustíveis, por exemplo, ajudam os gestores a gerenciar melhor o complexo universo da administração pública.

André Carlo lembrou que até dezembro de 2016 o Tribunal chegou a emitir menos de duzentos alertas, antes da nova sistemática de acompanhamento a ser adotada. Depois disso, a partir de 2017, até os primeiros meses de 2019, já foram mais de três mil alertas.

O conselheiro frisou, ainda, o papel cada vez mais destacado, interativo e participativo que tem os contadores responsáveis por acompanhar cada gestão que assessoram.

“É o serviço de vocês, organizando e fornecendo dados, que possibilita ao Tribunal trabalhar a qualidade da informação por meio dos seus programas e ferramentas e disponibilizá-la com rapidez à sociedade, por meio dos seus canais de comunicação”, comentou ele ao completar que, assim, “se ajuda o gestor a gerir e o cidadão a ter melhores serviços”.

 

 

Ascom T CE-PB

08/05/2019

 

 

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe,

João Pessoa/PB - CEP: 58.015-190

Telefone:(83) 3208.3300 - Telefax:(83) 3208.3364

Horário de expediente: de segunda à sexta-feira das 07h às 17h e sextas de 7h às 13h

Público externo: de segunda à sexta de 7h às 13h

Veja a Localização no Google Maps