Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Página Inicial > Notícias > 2ª Câmara dá 30 dias para Prefeitura esclarecer desvio de funções que protela nomeação

Notícias

2ª Câmara dá 30 dias para Prefeitura esclarecer desvio de funções que protela nomeação

Por Fábia Carolino

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida em sessão ordinária esta terça-feira (3), fixou prazo de 30 dias para que a prefeitura de Cachoeira dos Índios preste esclarecimentos, e apresente documentos, sobre prática de desvio de funções, no quadro de servidores, que acaba protelando nomeação de concursados.

A decisão deu-se após o colegiado considerar procedente e acolher denúncia formulada por Karoline Cândido de Oliveira dando conta de que a ocupação de funções, neste ano de 2018, por funcionários vinculados à administração antes do certame, frustra sua expectativa de convocação desde que foi aprovada em primeiro lugar no concurso feito pela prefeitura, em 2016.

Relator do processo, o conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago de Melo acolheu entendimento da Auditoria e do Ministério Público de Contas sobre o caso e observou, em seu voto, que de fato, realizado o concurso, “surge para o candidato aprovado expectativa de direito de nomeação”.

A administração pública, nesses casos, segundo o conselheiro, deve  considerar “o princípio da conveniência e oportunidade”, além de avaliar “o proveito de tal nomeação, não podendo, entretanto, designar a ocupação de tal cargo efetivo a um funcionário que não fora aprovado no certame de provimento daquele cargo”.

Sob pena de multa e responsabilidade por omissão, a notificação para envio da documentação e esclarecimentos acerca dos pontos levantados pela Auditoria do Tribunal será endereçada ao prefeito do município, Allan Seixas de Sousa.

Inspeções in loco - Na mesma sessão, durante exame de atos de pessoal, a Câmara decidiu pela realização de inspeções in loco no Instituto de Previdência dos Servidores de Santa Cruz. A providência, sugerida pelo conselheiro Nominando Diniz e aprovada à unanimidade, foi motivada pelo não cumprimento de decisões anteriores da Corte relativas a pedidos de aposentadorias de servidores do município.

A 2ª Câmara realizou sua sessão nº 2906, sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz e com as presenças do conselheiro Arnóbio Viana, do  conselheiro substituto Oscar Mamede – convocado à função de titular -, e da procuradora Isabella Barbosa Marinho Falcão, que atuou pelo Ministério Público de Contas.

 

Ascom/TCE-PB

03/07/2018

 

 

 

 

 

 

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe,

João Pessoa/PB - CEP: 58.015-190

Telefone:(83) 3208.3300 - Telefax:(83) 3208.3364

Horário de expediente: de segunda à sexta-feira das 07h às 17h e sextas de 7h às 13h

Público externo: de segunda à sexta de 7h às 13h

Veja a Localização no Google Maps